segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

Você merece Subir na Carreira?

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                Todo mundo busca a sonhada promoção como a confirmação de ser um profissional à frente de sua equipe, ético, comprometido com os mais nobres valores e missão da empresa, com visão aguçada e características de liderança, sempre com respeito aos seus pares. Mas saiba que ter este perfil, investir em aperfeiçoamento pessoal e profissional não é o suficiente quando o assunto é subir na carreira.

                Primeiro é preciso ter definido seu papel neste mundo, com objetivos bem traçados, estratégias perfeitamente definidas e estar altamente conectado em todas as inovações tecnológicas do mundo e ter equilíbrio para se adequar às adversidades do mercado, diferenças culturais, religiosas, além de suportar pressão, desafios e de ter força para lidar com o lado negro do mundo corporativo, sem se abalar.
                Acha Impossível? Pessoas com liderança, que detêm objetividade e ética e apostam em novas oportunidades, abertas a correr risco, tem muito mais chances de sucesso. Indivíduos que antecipam soluções frente à obstáculos que possam surgir, lidam com perdas de forma construtiva e dedicam certo tempo à sua satisfação pessoal para se restabelecerem para as novas batalhas, se diferenciam no mercado.
                O sucesso pode ser aprendido como ciência. Em alguns casos subir na carreira pode ser a pior decisão que um profissional pode ter, por não estar preparado para este importante salto em determinado momento da vida. O autoconhecimento e a honestidade consigo mesmo pode dar as respostas à estes questionamentos. É preciso reconhecer nossas falhas e pontos fortes e saber dosar nossa velocidade e capacidade de lidar com as adversidades.
                Um vendedor pode ser o melhor de seu setor, ultrapassar todas as metas, ser o campeão de vendas, mas se não tiver liderança, humildade, equilíbrio e outras qualidades poderá colocar sua carreira em risco se for promovido a gerente. Ele deve se ajustar ao novo cargo com visão mais aberta de todos os aspectos que a função exige e estar preparado para administrar uma responsabilidade ainda maior de lidar com os gestores e diretores da empresa e ainda coordenar uma equipe com diferentes personalidades e motivações.
                Uma pessoa despreparada, em uma situação de pressão, onde tem que tomar decisões em pouco tempo, pode agir por impulso e colocar em risco toda uma organização. E o mercado está cheio destes indivíduos: profissionais que são pegos à laço para determinada função, sem ao menos serem preparados, filhos que assumem os cargos de diretoria das empresas dos seus pais e ainda celebridades instantâneas que acabam sendo protagonistas de produções do horário nobre da TV, são só alguns exemplos.
                Creio que um dos principais atributos de quem deseja cargos de chefia é sem dúvida, gostar de pessoas. Saber se relacionar bem com gente é o grande segredo do sucesso. Ter um bom envolvimento com os pares e parceiros que o rodeiam é um grande passo para começar.
                Chegar ao topo nas organizações não significa emprego eterno. Pelo contrário: muitos profissionais são postos à prova a cada segundo em seu novo posto, e só os muito competentes se mantém na posição. É preciso surpreender a cada minuto e envolver toda a equipe dando atenção, às vezes individualmente, e abusar de muita disciplina.
                A chave mestra de todas as qualidades de um líder para a ascensão profissional e conseqüente sucesso no mundo corporativo: a justiça. Agir com equilíbrio reconhecendo todos os lados de uma história e tomando as mais sábias decisões dentro de um curto espaço de tempo, e acima de tudo respeitado o ser humano, é uma das características que levam ao sucesso.
                

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