Através de uma parceria entre a Samarco, Sebrae e Prefeitura Municipal de Anchieta, foi apresentado na amanhã (27/04), o Projeto de Desenvolvimento Local Integrado Sustentável (DLIS). O evento foi realizado às 9h, no auditório da Secretaria de Saúde de Anchieta, e teve como público-alvo o prefeito Edival Petri, secretários municipais e representantes das empresas parceiras.
O projeto deverá ser executado no biênio 2011/2012 e tem como finalidade desenvolver ações integradas dos parceiros objetivando a melhoria da qualidade de vida e cidadania da população local. Na oportunidade, foi apresentado o diagnóstico, a metodologia e os resultados esperados.
A metodologia consiste primeiramente na realização de um diagnóstico situacional da área. Como projeto-piloto, as comunidades a serem beneficiadas serão as de Ubu e Parati, em Anchieta. O Instituto Futura, contratado pela Samarco, e o Sebrae realizaram levantamentos sócio-econômicos, potencialidades e demandas, que serão apresentados no encontro. Deste diagnóstico já se destacam o público-alvo, feminino (donas de casa) e estudantes em busca de oportunidades de negócios ou trabalho.
De acordo com o secretário de Integração Econômica e Regional de Anchieta, Marcus Zanotti, o segundo passo é a realização, em conjunto com as comunidades, do Plano de Trabalho e Ações Prioritárias. "Em seguida, ocorre o desenvolvimento integrado das ações nas áreas de empreendedorismo, capacitação, consultorias, emprego, renda e serviços públicos (ação social, segurança, saúde, educação, outros). O processo é monitorado e avaliado constantemente. No encerramento, realiza-se o diagnóstico final para registrar os benefícios e os indicadores de impactos nas comunidades atendidas", explicou.
"O grande diferencial deste projeto é a parceria público-privado, a articulação das ações e o monitoramento dos resultados em prol da melhoria da qualidade de vida da sociedade local. Nós temos a intenção de multiplicar esta iniciativa para outras localidades do município de Anchieta em um futuro próximo. Neste momento, vamos acompanhar a relação custo-benefício de cada atividade", disse Edival Petri, prefeito de Anchieta.
Nenhum comentário:
Postar um comentário