O Beato José de Anchieta representa a história, a cultura e a fé de Anchieta, como também complementa a do Estado. Por isso, a Prefeitura de Anchieta, por meio da Gerência Estratégica de Cultura e Patrimônio Histórico, quer imortalizar a imagem do jesuíta. Recentemente o Executivo investiu na aquisição de uma nova estátua, em bronze, que fará parte do patrimônio público e cultural do município.
A escultura, elaborada pelo escultor capixaba Hippólito Alves, natural de Anchieta, chegará ao município na próxima quinta-feira (28) e ficará guardada na Casa da Cultura, mas não exposta. Somente no dia 09 de junho, data que comemora o aniversário do padre, ela será transferida para o Centro da cidade, em uma praça que vem recebendo reforma e revitalização. Nesse dia irá acontecer uma solenidade para instalação e inauguração da estátua que tem dois metros de altura e pesa 250 kg. "Será uma bela escultura para a cidade", disse Hippólito.
De acordo com a coordenadora de Patrimônio Histórico, Josefa Guimarães, a nova imagem em bronze representa a ascensão que o município está vivendo. "A cidade vem passando por mudanças positivas, crescendo, recebendo mais turistas e investimentos, precisava de uma estátua para imortalizar a imagem do Beato, que é um ícone de fé e cultura para o nosso município", disse.
A Gerente de Cultura e Patrimônio Histórico, Telma Amaral, disse que a estátua atual, que fica exposta na orla, é produzida com material sem resistência e já foi restaurada várias vezes. "A atual estátua é de material inferior e de fácil depredação, precisávamos de uma com material mais resistente e que imortalizasse o jesuíta", conta.
Conforme a Gerência, a atual estátua será retirada da orla e guardada para uma possível restauração. "Futuramente pensaremos em outro local par expô-la", disse Josefa.
Segundo informações da Secretaria Municipal de Infraestrutura, a orla passará por um projeto de revitalização, onde ganhará um visual moderno e acolhedor.
Serviço: Conheça o trabalho do capixaba – www.hippolito.arte.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário