Os apicultores do sul do estado têm compromisso marcado na próxima quarta (11). Nesta data, a prefeitura realiza I Seminário Regional de Apicultura de Cachoeiro de Itapemirim, das 8h às 16h30, no auditório da Selita, localizado no bairro Nova Brasília.
Ao longo do dia, serão promovidas diversas palestras sobre o tema, abordando questões como o crescimento do setor, a cultura da cooperação e as possibilidades para aumentar a produtividade no apiário. O ponto alto da programação deverá ficar por conta das discussões sobre a apicultura conjugada à cafeicultura.
Segundo o zootecnista, Oto Heinze de Morais Filho, a criação de abelhas, conjugada à produção de café, é uma ótima alternativa para produtor rural. Em primeiro lugar porque aumenta a polinização do cafezal, tornando a colheita melhor. Em segundo lugar, porque as floradas dos cafezais favorecem a produção de um mel de boa qualidade.
Como a maior parte dos produtores rurais de Cachoeiro cultiva café, a Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento (Semag) acredita que a apicultura seja uma boa alternativa para diversificar a produção e garantir novas fontes de renda para o homem do campo.
Apicultura já é realidade em Cachoeiro
Hoje, o município já conta com 26 criadores de abelhas e com o Programa Municipal de Apicultura e Meliponicultura Solidária, realizado pela prefeitura, com o objetivo de oferecer assistência técnica, capacitação e apoio para aumentar a qualidade e a produtividade de mel e seus derivados.
O I Seminário Regional de Apicultura de Cachoeiro de Itapemirim e o Programa Municipal de Apicultura e Meliponicultura Solidária são algumas das ações da prefeitura, que têm como objetivo diversificar a economia local, criando novas oportunidades de emprego e renda para o homem do campo.
"Cachoeiro já produziu mel no passado e estamos resgatando essa atividade. Em primeiro lugar porque ela pode melhorar a renda dos agricultores. Em segundo lugar porque as abelhas participam do processo de polinização das plantas. Além disso, essa iniciativa contribui para a diversificação da produção agrícola do município", disse.
Confira a programação
8h – Credenciamento e café da manhã
8h50 – Abertura
9h – Palestra: Mude você, mude o mundo
10h – Palestra – O doce caminho para o crescimento
10h40 – Apicultura – uma atividade doce e lucrativa
11h20 – Intervalo para almoço
13h – Palestra - Vitalizador: Você faz parte dessa colmeia?
13h30 – Palestra - Cultura da cooperação – o sucesso de empreendimentos coletivos
14h10 – Palestra – Aumento da produtividade no apiário (planejando sua produção)
14h50 – Café com prosa
15h20 – Palestra – Polinização por abelhas na agricultura – ferramentas para polinização mediada por abelhas melíferas nos cultivos comerciais.
16h30 - Encerramento
Nenhum comentário:
Postar um comentário