sexta-feira, 14 de janeiro de 2022

Espaço Viver Bem promove acompanhamento contínuo com plano de cuidados personalizado


Espaço Viver Bem promove acompanhamento  contínuo com plano de cuidados personalizado

 

Unidade própria da Unimed Sul Capixaba oferece atendimento com equipe multidisciplinar com programa de cuidados personalizado e ações de promoção à saúde

 

A saúde sob um ponto de vista integral, com programas e acompanhamentos personalizados para que as pessoas tenham mais qualidade de vida e vivam cada vez melhor. Com este propósito, o Espaço Viver Bem promove bem-estar para os clientes da Unimed Sul Capixaba, por meio de atendimentos diferenciados baseado no modelo de  Atenção Integral à Saúde. 

 

A unidade, localizada na sede da operadora de saúde, no bairro Gilberto Machado, em Cachoeiro de Itapemirim, abriga o atendimento do produto Personal e dos programas Idoso Bem Cuidado, Saúde Corporativa e ações de Promoção de Saúde. O cuidado é realizado por uma equipe multidisciplinar, formada por médicos, enfermeiros, nutricionistas e psicólogos, que acompanha todo o histórico de saúde do cliente. Além de serem oferecidos no Espaço Viver Bem, os serviços de Atenção Integral à Saúde, Saúde Corporativa e Programa Idoso Bem Cuidado também ocorrem nas unidades de Castelo e Iconha.

 

A enfermeira de Promoção de Saúde da Unimed Sul, Juliana Cremonine, explica que o acompanhamento é realizado de forma personalizada, com uma programação de consultas e exames de rotina para cuidar da saúde, incluindo o contato contínuo e a busca ativa quando necessária. Segundo a profissional, em 2021, somente a equipe de Promoção de Saúde gerenciou 5.453 vidas de pacientes crônicos e em risco, sendo 4.401 em Gerenciamento de Risco (GR) e 1.052 no Programa de Gerenciamento de Doenças Crônicas (GDC).



 

Os atendimentos do Programa de GDC pela Promoção de Saúde somaram um total de 2.817, tendo sido realizados todos por meio de teleconsulta, a fim de manter a segurança dos clientes em meio à pandemia de Covid-19. Na Campanha Saúde em Dia foram realizadas 443 mamografias, 771 exames de sangue oculto nas fezes e 3.544 mensagens enviadas para clientes, alertando sobre a necessidade de manter os exames ou a avaliação periódica em dia. Já no serviço de atendimento aos clientes com síndrome gripal, foram 7.630 teleconsultas no ano de 2021.

 

O serviço de Promoção de Saúde, que desenvolve ações individuais e coletivas de orientação e estímulo à qualidade de vida, e estava suspenso devido à pandemia, retornou às atividades na modalidade presencial com os grupos de Reeducação Alimentar e Saúde Emocional no mês de outubro. Visando a manutenção dos protocolos de segurança, os encontros ocorreram em formato reduzido e com momentos de teleatendimento. "Para este ano, planejamos retornar gradualmente com todos os grupos em um formato misto (presencial e não presencial), e teremos novidades nas oficinas de gestantes", indica Juliana Cremonine.

 

Outra atividade associada ao Espaço Viver Bem que foi retomada em 2021 foi o Movimento Saúde, que estimula a prática de atividade físicas com acompanhamento profissional, por meio da Caminhada Orientada. De setembro a dezembro, período em que foi realizada em 2021, foram 148 participantes acompanhados pela Caminhada Orientada. Exclusivamente neste mês de janeiro, devido ao verão, a atividade migrou para a Praia Central de Marataízes, e mantém suas atividades todas as sextas, sábados e domingos, das 5h30 às 8h30.

 

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