quinta-feira, 28 de abril de 2011

Moradores voltam a protestar contra a SELITA

FOTO E TEXTO - RAMON BARROS 

Na mesma semana que os moradores do Bairro Campo Leopoldina em Cachoeiro de Itapemirim voltaram a fazer duras críticas à Cooperativa de Leite Selita, nossa reportagem procurou o Presidente da Entidade, José Onofre Lopes para saber quais as providências estão sendo tomadas para resolver o problema que, segundo moradores, tem causado grandes transtornos para quem reside na região.

-"É um mau cheiro insuportável, barulhos durante a madrugada inteira e pedimos à Cooperativa Selita que resolva este problema sério" – garante Ilce Maria Gomes, representante dos moradores, que foram à Câmara de Vereadores de Cachoeiro, protestar contra a Selita.

 

Os dejetos originados com a fabricação dos produtos são lançados, sem qualquer filtragem na rede de águas pluviais. O caso já ganhou repercusão nacional. 

 

Durante o Pronunciamento na tribuna do Legislativo, Ilce Maria Gomes disse que o despejo constante na rua,  de resíduos do leite processado na indústria tem incomodado osmoradores, ameaçando a saúde pública.

 

Os vereadores se solidarizaram com os moradores, e anunciaram sua disposição de debater o tema em audiência pública, com as presenças de representantes da Selita e das Secretarias Municipais de Meio Ambiente e Saúde.

 

Os impactos no meio ambiente não são recentes. Desde a instalação da fábrica que foi transferida de Rio Novo do Sul para Cachoeiro, os moradores da região em volta à Cooperativa de Leite convivem com o mau cheiro e o barulho das linhas de produção e caminhões que descarregam durante a madrugada.

 

O Problema se agravou quando, a cerca de uma semana, uma bomba de uma caldeira explodiu causando o vazamento de mais de cem litros de leite, na nascente de um pequeno córrego.

No último dia 16 os moradores fizeram um protesto em frente à Selita: com cartazes e faixas, alguns destacando o tema da campanha da fraternidade 2011 – preservação ao meio ambiente – os moradores se manifestaram pedindo providências urgentes.

 

SELITA SE DEFENDE

O Presidente da Cooperativa de Laticínios Selita, José Onofre Lopes conversou durante bom tempo com o FOLHA VITÓRIA e disse estar tomando todas as providências para resolver os impactos aos moradores

"-Recebemos um técnico de São Paulo que verificou todas as possibilidades para se resolver o problema. Nosso compromisso com a sociedade é, acima de tudo, dialogar e encontrar soluções para amenizar a vida dos moradores" – garante o presidente.

A Cooperativa de Laticínios Selita, pede ainda a compreensão dos moradores afetados pois os investimentos são altos e os serviços a serem desenvolvidos são demorados. José Onofre disse manter o diálogo aberto com a população que vive no entorno da cooperativa e que está à disposição do Legislativo Municipal para informar a população o que tem sido realizado para resolver a polêmica. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário