FOTO: RAMON BARROS
O objetivo das palestras é difundir a cultura do cidadão consumidor consciente de seus direitos e obrigações
Para lembrar o Dia Internacional do Consumidor, 15 de março, o Programa de Proteção e Defesa do Consumidor de Cachoeiro de Itapemirim (Procon) vem realizando desde o começo do mês atividades voltadas à educação para o consumo. Desde o dia 1° de março estão sendo ministradas palestras nas escolas públicas municipais, para os alunos do 8° e 9° anos, servidores das escolas e pais convidados.
As palestras são ministradas pelos próprios auditores fiscais do Procon. Eles utilizam slides e transmitem dicas relacionadas aos Direitos do Consumidor. Também distribuem material de orientação alertando sobre os principais problemas enfrentados pelos consumidores.
O objetivo é difundir a cultura do cidadão consumidor, consciente de seus direitos e obrigações. "Escolhemos os alunos do 8º e 9º anos porque esta é uma fase mais madura, em que o adolescente consegue assimilar as informações, recebendo e transmitindo melhor a mensagem que lhe é passada", ressalta o coordenador do Procon, Rogério Athayde.
Duas escolas já receberam as palestras. São elas a EMEB Galdino Theodoro da Silva e a EMEB Deusdedit Baptista. De acordo com o cronograma do Procon, mais seis escolas vão receber a programação: Jenny Guárdia, Monteiro Lobato, Maria das Dores Pinheiro Amaral, Anísio Ramos, Julieta Deps Talon e Professor Pedro Estellita Herkenhoff
Ação especial no dia do consumidor
Nesta terça-feira (15), Dia do Consumidor, o Procon vai fazer uma ação especial. Todos os atendimetos realizados na sede do órgão estarão disponiveis em uma tenda montada na praça Jerônimo Monteiro, Centro .
"É uma forma de divulgar o nosso trabalho e aproximar o Procon da população, destaca o coordenador do órgão, Rogério Athayde.
Além dos fiscais, atendentes e funcionários do setor jurídico que estarão disponíveis, das 7h às 17h, para o atendimento de reclamações, dúvidas e orientação, a equipe também vai fazer a distribuição de material informativo.
Mais de 8,6 mil atendimentos em 2010
Em 2010 o Procon Municipal de Cachoeiro realizou 8.645 atendimentos. Desse total, em 4.207 não houve a necessidade de formalização de processo. O balanço também registra 640 audiências conciliatórias.
Ampliação de horário
Desde fevereiro os consumidores passaram a contar com duas horas a mais de atendimento no Procon. Agora são dez horas de atendimento ininterrupto, de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h. Antes o funcionamento para o público era de 7h às 15h. Além disso, das 17h às 18h fiscais ficam de plantão, caso algum consumidor precise tirar dúvidas via telefone
Saiba mais
O Procon de Cachoeiro funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h, na avenida Monte Castelo, 28, bairro Independência, próximo ao Colégio Jesus Cristo Rei. O telefone é 3155-5262.
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