O objetivo é criar novas oportunidades de emprego e renda para o homem do campo
O município de Cachoeiro de Itapemirim deverá abrigar um novo polo de fruticultura. A prefeitura está empenhando esforços para incentivar o cultivo da acerola em áreas rurais do município, com a intenção de criar novas oportunidades de emprego e renda para o homem do campo.
No final de fevereiro as secretarias municipais de Trabalho e Habitação (Semutha), Agricultura e Abastecimento (Semag) e o Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) se reuniram no auditório do Sindicato Rural.
Na ocasião foi discutido o potencial da agricultura familiar no município, as condições políticas favoráveis ao desenvolvimento da atividade, a possibilidade de apoio material do município para a implementação de atividades e a atuação em parceria dos futuros produtores locais com a Coopervidas – uma cooperativa de agricultores com sede em Piúma.
A intenção, agora, é dar andamento às discussões, envolvendo, também, os produtores rurais. Em abril, a prefeitura pretende desenvolver um Seminário Municipal sobre Fruticultura em parceria com o Incaper e o OCB/SESCOOP/ES.
Polo deve abrir novas oportunidades para o produtor
Para o secretário municipal de Agricultura e Abastecimento, José Arcanjo, a instalação do pólo vai significar diversificação agrícola, em áreas próprias para o cultivo da acerola, com solos ricos e água abundante para a irrigação.
"A fruticultura é bastante rentável, principalmente o cultivo de acerola. Há uma demanda crescente para o consumo de frutas no mundo inteiro. Além do mercado comum, também é possível participar de licitações já que alguns municípios têm comprado o produto para a alimentação escolar", disse o secretário.
Nenhum comentário:
Postar um comentário