A cheia do rio Itapemirim causou pontos de alagamento na sede e nos distritos de Pacotuba e Coutinho
A Defesa Civil de Cachoeiro de Itapemirim está monitorando os pontos de risco em todo o município em virtude das fortes chuvas que atingem o Sul do Estado há mais de uma semana. O nível do rio Itapemirim chegou a subir mais de três metros acima do normal na tarde desta quarta-feira (09).
Ao todo 98 famílias já foram prejudicadas pelas chuvas do começo de março em todo o município, segundo balanço da Defesa Civil. A situação é mais crítica nos distritos de Pacotuba e Coutinho, onde até o final da tarde desta quarta-feira 67 famílias haviam sido afetadas pela enchente.
De acordo com o balanço da Defesa Civil, há 14 famílias desabrigadas e 17 desalojadas no município. Houve registro de deslizamentos de barrancos em nove bairros: Santa Cecília, Novo Parque, Bela Vista, Monte Belo, São Geraldo, Zumbi, Ibitiquara, Rubem Braga e Sumaré.
Na tarde desta quarta-feira o prefeito Carlos Casteglione se reuniu com a coordenação municipal de Defesa Civil e representantes de outras secretarias para avaliar a situação no município e traçar estratégias de atendimento à população.
Alerta
O coordenador municipal de Defesa Civil, Thiago Furtado, orienta a população a permanecer alerta. Tanto quem mora às margens do rio como quem reside próximo a encostas deve redobrar os cuidados.
"A expectativa é que o nível do rio baixe , mas como a previsão é de mais chuva, os moradores devem ficar atentos", assinala. Para quem reside próximo a encostas, a Defesa Civil recomenda atenção máxima a rachaduras no solo, inclinação de árvores, cercas e muros. Se observar alguns desses sinais, o morador deve acionar a Defesa Civil pelo 199 ou 193.
Nenhum comentário:
Postar um comentário