quarta-feira, 20 de julho de 2016

Ministro da Indústria fala a dirigentes da Findes sobre desafios para superar a crise econômica


Marcos Pereira, que é capixaba nascido em Linhares, ministrou palestra a lideranças empresariais capixabas

Fotos: Thiago Guimarães 

"Desburocratizar para tornar as indústrias mais produtivas e destravar a infraestrutura brasileira de portos, aeroportos, rodovias e ferrovias". Este foi o discurso do ministro da Indústria, Comércio Exterior e Serviços, Marcos Pereira, durante palestra concedida a presidentes de sindicatos e diretores da Federação das Indústrias do Estado do Espírito Santo (Findes) nesse sábado (16), no Meeting de Líderes Industriais que a entidade realizou em Pedra Azul, Domingos Martins.

Na abertura da palestra, o presidente do Sistema Findes, Marcos Guerra, solicitou ao ministro, além de um esforço maior para a retomada das operações da Samarco, a inclusão da indústria na Medida Provisória nº 705/2015, que garante renegociação de prazos para empresários atingidos pela seca.

"A indústria capixaba, em seus diferentes setores produtivos, foi muito afetada pela seca. Outra preocupação é a volta da operação da Samarco, que era a maior exportadora do Estado e a décima do país. Uma grande empresa que gerava emprego, renda e arrecadação para toda a região sul do Espírito Santo", destacou Guerra.

Durante a palestra, o ministro disse que encaminhou a demanda do retorno às atividades da Samarco para os ministérios de Energia e Meio Ambiente, pedindo urgência na resolução. Sobre a MP 705/2015, o ministro ressaltou que solicitou vários ajustes às suas secretarias de governo, que estão adequando o texto conforme solicitações do setor industrial.

Falando sobre o processo de reindustrialização do país, o ministro disse que é preciso destravar o mais rápido as questões relativas a logística e infraestrutura. "Precisamos modernizar e construir portos, aeroportos, rodovias e ferrovias. O ministro Moreira Franco (secretário executivo do Programa Parcerias de Investimentos da Presidência da República) está cuidando disso", enfatizou.

Em sua apresentação, Marcos Pereira mostrou números que retratam a baixa produtividade da indústria brasileira. "Em nosso ministério, temos quatro pilares para a retomada do desenvolvimento econômico: as reformas tributária, previdenciária, trabalhista e política. Todos esses fatores invocam a modernização da legislação, principalmente trabalhista, que está defasada e eleva o custo Brasil", pontuou.

Participaram do encontro o assessor de Relações Internacionais do Governo do Estado, José Carlos da Fonseca, o secretário de Estado de Desenvolvimento, José Eduardo de Azevedo, o deputado federal Evair Vieira de Mello e demais lideranças empresariais.

Meeting de Líderes Industriais

O Meeting de Líderes Industriais tem como objetivo proporcionar a integração entre empresários do setor produtivo capixaba, gerando novas parcerias e estimulando o debate sobre assuntos estratégicos para o Espírito Santo. Neste ano, o encontro teve patrocínio da Unimed e da Caixa Econômica Federal.

Por Milan Salviato

Ramon Barros

Nenhum comentário:

Postar um comentário