terça-feira, 28 de junho de 2011

Arquibancadas cobertas garantem conforto durante desfile



O dia mais importante da Festa de Cachoeiro ainda está por vir. Apesar de a maratona de shows e eventos culturais ter começado na última quarta (22), o Dia de Cachoeiro, comemorado todos os anos em 29 de junho, vai contar com programação especial. As atividades começam às 8h, com o tradicional desfile escolar.

Os cachoeirenses que gostam de assistir à apresentação das escolas vão poder prestigiar o evento bem acomodados. Esse ano, mais uma vez, a prefeitura de Cachoeiro de Itapemirim instalou arquibancadas cobertas na Linha Vermelha, na altura do Museu Ferroviário, onde os alunos deverão passar.

Ao todo, são 150 metros de arquibancadas cobertas, além de um camarote para as autoridades, onde vão ficar o prefeito Carlos Casteglione, a primeira-dama Auxiliadora Casteglione, entre outras que estiverem presentes, inclusive o governador Renato Casagrande e a Cachoeirense Ausente de 2011, Anna Graça Braga de Abreu.

O desfile escolar é um dos mais tradicionais eventos da festa e promete surpreender o público. Nove unidades de ensino municipais estão finalizando os detalhes para fazer uma apresentação que promete agradar pela criatividade.

Além da arquibancada coberta, que é montada pela prefeitura pelo terceiro ano consecutivo para garantir mais conforto ao público, a estrutura conta com 18 banheiros químicos e sonorização especial, em forma de torre de delay. Ela evita a criação de ecos, permitindo que todo o público escute, simultaneamente, as palavras que o mestre de cerimônias e as autoridades estiverem falando no camarote, bem como o som das fanfarras.

Trânsito funciona em esquema especial

Os motoristas que estão vindo em direção ao Centro devem ficar atentos às alterações no trânsito. Nesta segunda (27), a Linha Vermelha foi interditada, na altura do Museu Ferroviário. No entanto, o tráfego está fluindo, normalmente, pela Coronel Francisco Braga, que fica paralela.

Dia de homenagens em Cachoeiro

Logo após o desfile, a prefeitura municipal vai prestar homenagens a pessoas que contribuíram para colocar o nome de Cachoeiro em posição de destaque. Em um almoço restrito a convidados, 12 personalidades ligadas ao município vão receber homenagens especiais. Metade com a comenda Rubem Braga e a outra metade com a Newton Braga.

A primeira delas é uma condecoração concedida a grandes artistas, intelectuais, figuras públicas e personalidades ligadas ao município de Cachoeiro de Itapemirim, que tenham contribuído para seu desenvolvimento sócio-econômico-cultural. Os homenageados com a Comenda Rubem Braga passam a integrar a Ordem do Mérito Rubem Braga.

A segunda é uma condecoração concedida a grandes artistas, intelectuais, figuras públicas e personalidades, que se projetaram nacionalmente ou internacionalmente honrando e dignificando o nome de Cachoeiro de Itapemirim.

Confira quem vai receber a Comenda Newton Braga:

Marilia Braga

Segunda filha de Newton Braga, trabalhou na embaixada brasileira nos Estados Unidos, no Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), na Organização dos Estados Americanos (OEA) e foi gerente administrativa na universidade da Califórnia, em San Diego. Além disso, traduziu vários livros para a editora Record.

Rachel Braga

Filha caçula de Newton Braga, trabalhou em publicidade como montadora e diretora de arte. Fez capas de livros, selos para os Correios, ilustrações e outros trabalhos gráficos. Em 1982, participou de uma coletiva da Fundação Nacional de Arte (Funarte), com seu marido, o pintor Jorge Eduardo, e o amigo Nilo de Paula, com desenhos a partir de fotos de sua família.

Edson Braga

Filho de Newton Braga. Jornalista que já atuou nos principais veículos de imprensa do país.

Renato Casagrande

Governador do Espírito Santo, é formado em Engenharia Florestal e Direito. Ele já foi eleito vice-governador, senador, deputado estadual e federal. Também já foi secretário de Estado de Agricultura, secretário municipal de Meio Ambiente da Serra e secretário municipal de Desenvolvimento Rural do município de Castelo.

Andreia da Silva Lopes

Editora de Política do Jornal A GAZETA, onde trabalha há 14 anos, e comentarista da Rádio CBN Vitória. Formada em Jornalismo, ganhou por três vezes o Prêmio Capixaba de Jornalismo, categoria impresso, e foi finalista do Prêmio Esso de Jornalismo. Tem MBA na Universidade de Vila Velha e Master em Jornalismo pela Universidade de Navarra. Foi repórter da Rádio CBN Vitória e colunista da Praça Oito por seis anos.

Henrique Geaquinto Herkenhoff

Graduado em Direito pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), doutorado em Direito Civil pela Universidade de São Paulo (USP), trabalhou no Banestes, na Justiça Federal, foi professor de Direito, procurador e desembargador federal. Hoje, é secretário de Estado de Segurança no Espírito Santo.

Homenageados com a Comenda Rubem Braga:

Anna Graça Braga de Abreu

Irmã dos escritores Rubem e Newton Braga, trabalhou por três anos com ele no Cartório Braga, em Cachoeiro. Além disso, também atuou no Tribunal Regional Eleitoral em Vitória, onde se aposentou. Estudou pintura e é autora de mais de 30 quadros.

Ariette Moulin Costa

Formada em História Geral e do Brasil, lecionou em várias escolas cachoeirenses. Além disso é escritora e um dos membros da Academia Cachoeirense de Letras. Hoje, escreve crônicas para jornais locais e pesquisa para escrever seu novo livro - "A paróquia de São Pedro Apóstolo de Cachoeiro de Itapemirim".

Rodrigo Coelho do Carmo

Foi secretário de governo da prefeitura de Cachoeiro durante os anos de 2009 e 2010. Hoje, é o atual secretário de Estado de Assistência Social, Trabalho e Direitos Humanos do Espírito Santo.

José Alves Sobrinho

Capitão da Polícia Militar e pastor presidente da Igreja Evangélica Assembleia de Deus Ministério Hebrom em Cachoeiro de Itapemirim, bacharelou-se em Teologia, em Filosofia, em Direito e estuda psicologia.

Juracy Magalhães

Cirurgião dentista, professor, esportista e político. Filiou-se no Partido Trabalhista Brasileiro (PTB) e foi eleito vereador por três mandatos. Também foi deputado estadual, presidente da Assembleia Legislativa, secretário estadual de Educação, de Administração e Chefe da Casa Civil, secretário municipal de Educação, de Cultura.

Givaldo Vieira

O vice-governador do Espírito Santo é formado em Direito. Sua carreira política inclui cargos de vereador, secretário de Direitos Humanos e Cidadania, além de secretário de Educação da Serra, secretário de coordenação política em Vitória, presidente da Comissão de Acompanhamento do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), do Governo Federal, secretário de Estado do Trabalho, Assistência e Desenvolvimento Social e deputado estadual.




Nenhum comentário:

Postar um comentário