A libertação dos escravos vai ser lembrada em Cachoeiro de Itapemirim nesta sexta-feira (13). Os festejos serão realizados a partir das 19h, simultaneamente, no bairro Zumbi e em Monte Alegre, no distrito de Pacotuba, com roda de caxambu e jongo.
No Zumbi, a festa acontece há mais de 30 anos, com a organização da mestra Niecina Ferreira de Paula, a dona Isolina. Além de roda de caxambu, os moradores promovem uma tradicional feijoada comunitária.
Em Monte Alegre, única comunidade quilombola reconhecida do município, quem organiza a festa, realizada há mais de 100 anos, é Maria Laurinda Adão, mestra do Caxambu Santa Cruz. Grupos de caxambu e jongo do sul do Estado participam das comemorações na localidade.
A comunidade também vai comemorar a entrega de um ponto de atendimento em saúde, que passou por reparos e recebeu novos equipamentos da prefeitura de Cachoeiro.
Reconhecimento
As mestras que organizam as festas do 13 de maio em Cachoeiro são reconhecidas pela prefeitura como patrimônio vivo do município, por meio da Lei Mestre João Inácio. Além disso, seus grupos de caxambu foram declarados patrimônio cultural nacional pelo Instituto Histórico e Artístico Nacional (Iphan).
Uma representante do Iphan vai às festas das duas comunidades nesta sexta para fazer a entrega dos registros de patrimônio aos grupos de caxambu de Cachoeiro e de caxambu e jongo de outros municípios do sul do Estado.
As comemorações do 13 de maio em Cachoeiro
Sexta-feira (13)
Monte Alegre
Apresentação de grupos de caxambu e feijoada. Monte Alegre fica a cerca de 40 quilômetros do centro de Cachoeiro. O acesso é pela BR-482, na altura do trevo de Burarama. Próximo à Fazenda Experimental do Incaper fica a entrada para a localidade.
Zumbi
Apresentação de caxambu e feijoada, na rua Lorival da Silva, 49, bairro Zumbi.
Nenhum comentário:
Postar um comentário