terça-feira, 17 de maio de 2011

Comemoração dos 100 anos do Jornal “O Alegrense” é marcada pela emoção


Comemoração dos 100 anos do Jornal "O Alegrense" é marcada pela emoção

A Prefeitura de Alegre, através das Secretarias de Comunicação e Turismo, Cultura e Esporte realizou, no último dia 12, o evento em comemoração aos 100 Anos do Jornal "O Alegrense", editado pela administração municipal. A cerimônia não poderia ser realizada em local mais apropriado: na sede do Instituto Histórico e Geográfico de Alegre, que fica na antiga estação ferroviária, local que, assim como "O Alegrense", viu passar grande parte do desenvolvimento da cidade e de sua sociedade ao longo desde século. As 100 cadeiras disponíveis foram poucas para o excelente público que compareceu à solenidade. "Estamos aqui hoje, para celebrar. Celebrar um momento especial. O jornal 'O Alegrense' completa 100 anos de história e trabalhos prestados, contribuindo de maneira efetiva no dever, não só de informar, mas também de formar a opinião de seu leitor, firmando a sua importância no cenário informativo e atuando na vanguarda da comunicação, por ser ainda, orgulhosamente, o detentor do título de jornal mais antigo do Espírito Santo em circulação". Com esta frase, o Secretário de Comunicação, Felipe Paraizo, inicia a solenidade. Depois a composição da mesa de autoridades, com a presença do Prefeito Municipal, José Guilherme Aguilar, da primeira dama, Marília Aguilar, do presidente da Câmara Municipal, vereador Cláudio da Silva Paschoa, do gerente da regional Sul dos Correios, Marcos Vaospasse Côcco e do ex-prefeito de Alegre, Sr. Ary Fiorezi de Oliveira. Também prestigiou a cerimônia do Deputado Estadual Glauber Coelho. A primeira parte do evento teve a exibição de um documentário produzido pelo Núcleo Permanente de Audiovisual do Caparão, através dos alunos Andressa Carolina Mendes e Elinaldo Valadão, supervisionados pelo professor e educador ambiental Geraldo Dutra. Os 10 minutos de vídeo emocionaram e ilustraram, através de diversas entrevistas, quão importante é o jornal "O Alegrense" e um pouco da sua história no município.

 

Prefeito destaca trabalho da SECOM – representando todos os editores e redatores que já passaram pelo "O Alegrense", o jornalista Almyr Carvalho fez uso da palavra. Ele destacou toda sua história como profissional, que surgiu exatamente no jornal do município, e também contou parte da história do próprio Alegrense. Ao final, emocionado, Almyr parabenizou e agradeceu pela festa e disse que aquele era um dos dias mais importantes de sua vida. Em seguida, o prefeito Municipal, José Guilherme, também falou sobre "O Alegrense" destacando sua importância no contexto histórico da sociedade alegrense, bem como de sua determinação de manter a publicação e cada vez melhorá-la. "Destaco o trabalho da Secretaria de Comunicação que mesmo com poucos funcionários e recursos, faz um bom trabalho, através do portal do município na internet e do jornal 'O Alegrense'", conclui.

 

Homenagem ao tipógrafo - Por um longo período, as edições do periódico da Prefeitura Municipal eram feitas, heroicamente, de forma completamente artesanal. A prefeitura tinha uma área específica e exclusiva para a impressão do jornal, conhecida em diferentes épocas por 'tipografia' ou 'gráfica'. Ali chegou-se a ter mais de 10 funcionários. Muitos desses profissionais, com o final das operações da gráfica na confecção de "O Alegrense", em 1999, foram transferidos de setores e de funções. Mas nesta data tão importante, a prefeitura não poderia deixar de homenagear estes abnegados, que receberam das mãos do prefeito municipal uma singela lembrança como forma de agradecimento pelo trabalho executado por tanto tempo. Foram homenageados (ou seus representantes): Antonio Carlos Rodrigues, Arcelino Costa, Carlos Francisco Miranda, Carlos Renato Soares da Silva, Edelo Luiz Rodrigues, Edmilson Martins Machado, Emerson da Rocha Curty, Gilmar Luiz Capucho, Irene Soares Domingues, Ismael de Oliveira Amorim, José Gomes da Silva, José Geraldo Sabino, Miguel Soares Barbosa, Pedro Machado, Pedro Olimpio Martins Machado, Silvio Barbosa Maia e Virgilio Raggi Neto. Na oportunidade, também foram doados exemplares de "O Alegrense" devidamente encadernados para o Instituto Histórico e Geográfico e para a Biblioteca Municipal. "Isso permitirá que eles fiquem conservados para as gerações futuras", destaca José Guilherme.

 

Selos comemorativos – Já quase ao final do evento, o cerimonial dos correios assumiu o andamento do evento, para fazer o lançamento oficial de dois selos comemorativos aos 100 Anos do jornal. A ação foi uma parceria da Prefeitura com os Correios, que trabalharam na elaboração de duas imagens que retratassem com fidelidade as mudanças da sociedade Alegrense nesta última década. Foram feitos quatro modelos diferentes de selos e, com a ajuda do prefeito, escolheu-se dois deles: um que retrata o Solar Miguel Simão no ano de 1926 (o prédio ainda em obras) e outro com o mesmo prédio em 2010 (foto de Felipe Paraizo), tendo a Igreja Matriz ao fundo, imagem da Praça 06 de Janeiro que caracteriza e identifica bem a cidade de Alegre. "As imagens foram trabalhadas no setor de criação da Secretaria de Comunicação como o apoio do Setor de Filatelia dos Correios, em Brasília", destaca Felipe Paraizo. As autoridades presentes participaram da obliteração (carimbação) das primeiras unidades dos selos, fazendo uma bela cerimônia. O represente dos Correios, Marcos Côcco, destacou a importância da data e agradeceu em nome da empresa a parceria com a Prefeitura.

 

Que venham mais cem! – O cicerone da noite, Felipe Paraizo, concluiu o evento com estas palavras: "É com a certeza do trabalho bem desenvolvido ao longo desses 100 anos, que o Jornal 'O Alegrense' se congratula e destemidamente se mostra, de maneira que, ao fazê-lo, mostra-se na figura de todos os profissionais que nele atuaram, seu próprio perfil e a história desse povo alegrense, suas aspirações, alegrias e, inevitavelmente, as suas tristezas quando necessário. Alia-se a isso, o desígnio das relações humanas e toda a sua natureza de interrelação, razão de ser de todo agrupamento social, gerando, entre as suas muitas características, a necessidade da comunicação, função pela qual se pauta esse jornal consciente da sua responsabilidade. Parabéns sociedade alegrense por essa conquista! Parabéns 'O Alegrense' por ser a voz dessa conquista. Que venham mais cem... Obrigado pela presença de todos e boa noite". Em seguida, foi servido um "café com prosa" ao som da banda Lyra Carlos Gomes.

 

A Secom e Semtuce agradecem a seus funcionários e a todos que estiveram presentes, aos que enviaram mensagens congratulando-se, à Padaria Biruta, ao Consórcio Caparaó, ao Instituto Histórico e Geográfico de Alegre, à Casa da Cultura de Alegre, à Biblioteca Municipal, à Secretaria de Obras, à FAFIA, à Lyra Carlos Gomes, à Aproarte, à Escola de Música Saint' Clair Pinheiro.

 

Além das autoridades citadas, agradecemos a presença dos secretários municipais, subsecretários, e diretores de autarquias: Wilson Fonseca, Alexandre Nazário, Marcinho Duarte, Emerson Gomes, Ulysses de Campos, Gustavo Tannure, Celeste Valentim, Lucia Rubini, Paulo Cassa, Vera Souza, Paulo de Tarso, Cristina Celi. Agradecemos ainda a presença: Mário Zanetti, Prof. Alice Albani, Amyr Carvalho, Almerinda, Olga Gama, Zahir Aride, Celso Pientavinha, Dr. Jorge, Waldir Cintra, Oséias Sanches, Warlen Santos, Zélia Cassa, Nirrô Emerick, Silvani Monteiro Corrente, Sub-Tenente Paulo César, Ismael, Hamilton, Ademir, Sidnei, Getúlio, Walmir, José e Marcelo.


Fotos: Juliana Sanches / Dioener Pires (SECOM/PMA)


Nenhum comentário:

Postar um comentário