sexta-feira, 27 de maio de 2011

Casa dos Braga, em CACHOEIRO, agora é patrimônio cultural do Estado

A Casa dos Braga, onde viveram os irmãos escritores Rubem e Newton Braga, em Cachoeiro de Itapemirim, vai virar patrimônio cultural do Espírito Santo. O Conselho Estadual de Cultura decidiu pelo tombamento do imóvel neste mês, depois de um pedido da prefeitura.

O tombamento será oficializado pelo governador Renato Casagrande, nesta sexta-feira (27), durante a audiência pública que o governo do Estado promove na cidade para elaboração do Plano Plurianual 2012-2015 e Orçamento estadual de 2012.

"Esse é o reconhecimento da importância que a Casa dos Braga tem para o Espírito Santo. Mostra que ela é um espaço privilegiado, que precisa ser muito bem preservado", ressalta o subsecretário de patrimônio cultural de Cachoeiro, Genildo Hautequestt Filho.

Além de ter sido o lar da família Braga, a casa, que já é tombada como patrimônio histórico e cultural do município, abriga a maior biblioteca pública da região, a "Major Walter dos Santos Paiva". Nela há também um espaço de exposição permanente de documentos sobre as vidas e as obras de Newton e Rubem.

Prefeitura quer reforma e reconhecimento nacional para a Casa
A Secretaria Municipal de Cultura (Semcult) busca melhorias para o espaço cultural. Nesta quinta-feira (26), o imóvel foi visitado pelo secretário de Estado da Cultura, José Paulo Viçosi. Ele foi recebido pela secretária municipal de Cultura, Cristiane Paris.

 "Nós fizemos reivindicações ao secretário referentes à reforma da casa e à construção de uma nova biblioteca, e ele garantiu que vai se empenhar para nos atender", disse o subsecretário que também acompanhou a visita juntamente com a subsecretária de difusão cultural, Joana Dark Caetano.

A Semcult também quer o reconhecimento da casa em nível nacional. Por isso, também nesta quinta, a casa recebeu uma visita técnica da superintendente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) no Estado, Aline Miceli. "Estamos pleiteando o registro da casa como patrimônio da cultura nacional", afirma Hautequestt.


Nenhum comentário:

Postar um comentário