O Teatro Municipal esteve cheio na noite desta quarta-feira, 16 de março. Gente que foi prestigiar a homenagem "Maria das Graças Nicoli" em comemoração ao Dia Internacional das Mulheres, concedida pelos nove Vereadores castelenses. A sessão solene durou duas horas e além da entrega dos títulos contou também com uma palestra sobre a mulher, apresentação musical e coquetel de encerramento.
A palestrante da noite foi Laudicéia Schuaba Andrade, que é a Coordenadora de Políticas Para as Mulheres da Secretaria de Estado do Trabalho, Assistência e Desenvolvimento Social (SETADES). Por meia hora ela falou sobre as lutas das mulheres fazendo um histórico da evolução e suas conquistas, fornecendo dados assustadores: "40% das mulheres brasileiras já sofreram algum tipo de violência doméstica. A cada 24 minutos uma mulher é espancada. Temos que mudar isso urgente. Queremos apenas a igualdade, nem mais, nem menos".
Depois da palestra, momento emocionante durante as homenagens. Cada homenageada fez questão de agradecer publicamente a escolha do nome, como a comerciante Luciana Mussi: "Receber uma homenagem com o nome da Graça Nicoli é muito gratificante por tudo que ela representou em nossa sociedade. Que ela sirva de exemplo para nossas lutas". Outras homenageadas fizeram coro à declaração de Luciana e todas receberam um quadro com certificado e flores.
Os Vereadores fizeram uso da tribuna agradecendo a presença de todos. O Presidente da casa de leis falou sobre a vida de Maria das Graças Nicoli e a importância da nomeação do título. "Este é o segundo ano que as mulheres recebem o certificado com o nome da 'Dona Graça', como ela era conhecida. Mais que fazer jus ao que ela fez para nós é eternizar a luta dela enquanto mulher que tanto se dedicou à nossa sociedade", frisou Gilberto Gava Marques. Uma filha e irmãos da homenageada estiveram na solenidade e se comoveram com o carinho dedicado à memória dela.
Para encerrar a cerimônia dois jovens talentos da música castelense se apresentaram. Lázaro Ferreira Braun e Lucas Arruda de Almeida em voz e violão entoaram quatro canções da música popular brasileira que fazem alusão às mulheres. O público presente acompanhou nas palmas e cantando. Na saída um coquetel aguardava os convidados para fechar com chave de ouro a noite dedicada às mulheres de Castelo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário