terça-feira, 22 de março de 2011

Quanto custa investir em si mesmo?



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Ano 13 - nº 12 - 21 de março de 2011


Quanto custa investir em si mesmo?

Olá, Ramon.

Você lembra a última vez em que foi a uma rede de fast food e gastou R$12,00 (ou até mais) em um lanche? Ou aquela estendida no bar, em que você foi ficando, tomando algumas cervejas, e acabou gastando muito mais que esse valor? Aliás, a entrada do bar/balada normalmente já custa mais que isso, não é mesmo? E aquele corte de cabelo, "apenas as pontinhas", que você cortou e ninguém reparou?

Mesmo sem perceber, gastamos dinheiro em coisas supérfluas. É um pacote de balas ali, um chocolatinho lá, uma fezinha acolá e por aí vai. É uma delícia fazer algumas concessões a si mesmo e eu sou super a favor disso.

O problema é que, quando o assunto é investir no próprio desenvolvimento, muitas pessoas se mostram resistentes: "Não sei, o mercado está nervoso", "Este não é o melhor momento", "Preciso planejar minha finanças", "Infelizmente não cabe no meu orçamento", etc. É impressionante o movimento que o ser humano faz para se manter na zona de conforto, em vez de investir em aprimoramento profissional e pessoal.

Veja o caso da VendaMais, por exemplo. Já somos mais de 100 mil assinantes nesta e-zine recebendo, todas as semanas, uma dica minha de vendas e outra selecionada em nossa comunidade para ajudar você a planejar sua semana e pensar em uma alternativa para fazer diferente em vendas. Você, Ramon, já está à frente de muita gente no mercado, que nem se permite ter esse pequeno momento de reflexão sobre a profissão.

Mas, dessa base, pouco mais de 15 mil efetivamente assinam a revista VendaMais. O que acontece com os outros 85 mil? Vamos a algumas probabilidades:
  • Desinteresse no assunto? Não acredito, pois assinam conteúdo gratuito especializado na área de vendas.

  • Falta de tempo para ler? Mesmo? Ao menos uma matéria por dia ou um artigo? Talvez. E, se essa for a resposta, é mais preocupante ainda. Será que você está investindo o tempo que deveria para se tornar um profissional realmente diferenciado? Ou é apenas mais um na equipe de vendas? Nessas horas, baseio-me muito no conselho de Albert Einstein: "Não existe maior sinal de insanidade que fazer as coisas do mesmo jeito e esperar que os resultados sejam diferentes".

  • Agora, o que mais me preocupa é quem diz não ter R$12,00 por mês para investir em si mesmo. S-e-r-á? Esse é o preço pago por mês pela assinatura VendaMais, cujo objetivo central é trazer dicas, técnicas e exemplos de como aumentar suas vendas. Tudo ali, cuidadosamente pensado para você ler e gerar ideias para aplicar em seu próprio negócio, em sua própria forma de vender. Tudo ali, à sua disposição e pelo "preço" de uma saidinha a menos no mês, de quatro cervejinhas, de cinco cafezinhos...
Garanto a você que investir em si mesmo trará sucesso em pouco tempo. Quanto custa uma venda a mais que você faça por mês? Uma ideia nova para implementar e aumentar sua carteira? Um insight que te permita fidelizar aquele cliente superinteressante da concorrência? E a cerveja, a bala, o sanduíche? Trarão o que a longo prazo, além de uns quilinhos a mais? Pense nisso e traga à sua profissão a atenção que ela merece.

Um abraço e boa$ venda$,

Raúl Candeloro

Site VendaMais http://www.vendamais.com.br
Twitter Raúl Candeloro http://twitter.com/raulcandeloro

DICA DO CONSULTOR DA SEMANA
5 maneiras de se tornar um vendedor persuasivo

Por André Silva
  1. Autoconvicção Você acredita 100% no que está vendendo? Essa resposta vai revelar o grau de persuasão que você exerce sobre o cliente. Para persuadir, precisamos conhecer, sentir e provar o que estamos vendendo, só assim transmitiremos confiança na conclusão da venda. É preciso comprar a ideia para depois vendê-la.

  2. Conte uma história Lembra-se daqueles domingos quando o vovô contava as suas histórias e ficávamos com os olhos saltados, fascinados e completamente presos para sabermos o desfecho? Comece a treinar para contar as suas próprias histórias. Narre com alegria, entusiasmo e satisfação e, com certeza, suas vendas aumentarão.

  3. Estabeleça algo em comum Para persuadir o cliente, procure estabelecer alguma coisa que você e ele gostem e promova um diálogo aberto sem segundas intenções. Esse gesto vai deixá-lo mais relaxado. Primeiro, crie uma sinergia e, depois, faça sua apresentação.

  4. Conquiste a confiança O cliente compra sua imagem antes do produto/serviço. Venda você, sua credibilidade, apresentação pessoal, boa dicção verbal, conhecimento sobre o produto, mercado e empresa dele e, com certeza, depois disso, você ganhará a atenção e a confiança para fechar novas vendas e obter sucesso.

  5. Seja amigável Você gosta de comprar de vendedores amigáveis? Por quê? Por uma simples razão: ficamos mais à vontade, sentimo-nos seguros, o ambiente fica agradável, curtimos a experiência positiva e nos traz uma sensação de bem-estar. Rasgue um pouco aquela ideia de vender para ganhar comissão, isso é o que a maioria faz. Procure se diferenciar, fuja do igual e mostre que você está preocupado com as necessidades do cliente, isso é ter uma missão em vendas. Você tem a sua?
André Silva é palestrante de motivação e vendas.
Visite o site: www.palestranteandresilva.com.br
E-mail: contato@palestranteandresilva.com.br

Para que seu texto seja publicado na e-zine VendaMais, você precisa, primeiramente, postá-lo na Comunidade VendaMais. Os mais bem avaliados garantem seu espaço em nosso boletim semanal. Faça como André Silva, visite o site: www.comunidadevendamais.com.br e publique seus artigos.

OPINIÃO DO LEITOR
"Tenho o hábito de agradecer a tudo o que me rodeia, o ar, a água, a vida, os amigos, familiares, pais, antepassados, professores... E, quando o agradecimento chega aos professores, não poderia deixar de agradecer a todos da equipe VendaMais. Todos mesmos! Desde quem escreve as matérias, passando por quem produz o papel, até quem me entrega a revista. A missão de todos os envolvidos é muito maior do que se possa imaginar. Todos estão envolvidos não apenas nos conceitos didáticos, mas engajados no crescimento de pessoas, empresas, economia, geração de rendas, enfim, no bem-estar de toda a nação. A todos vocês, muito obrigado, muito obrigado, muito obrigado..."

Vanderlei Gomes Vieira

Piracicaba, SP

PARA PENSAR
"As grandes ideias sempre encontram os homens que as procuram"
Autor anônimo

Ramon, mande suas ideias por e-mail ou contribua com sugestões, enviando sua mensagem para: raul@vendamais.com.br
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