A ponte João dos Santos Filho, que liga os bairros Baiminas e Independência, em Cachoeiro de Itapemirim, já está liberada para o fluxo de veículos e pedestres. O prefeito Carlos Casteglione foi ao local no início da tarde desta terça-feira (1) e fez a abertura do trânsito no local, que está sendo reformado pela prefeitura em parceria com o governo estadual.
Participaram ainda da reabertura o vice-prefeito Braz Barros, secretários municipais, demais membros do governo e os vereadores Wilson Dillen, Marcos Mansur, Júlio Ferrari, Gildo Abreu e Fábio Mendes Glória.
Ainda restam para conclusão da obra a pintura do guarda-corpo, a rede de iluminação e o asfaltamento. A prefeitura aguarda agora, para os próximos dias, a confirmação de agenda do governador Renato Casagrande para o evento de inauguração. A data sugerida previamente é o próximo dia 19.
Muito utilizada como alternativa de acesso a bairros como Coronel Borges, São Luiz Gonzaga e Arariguaba, a ponte é importante também para desafogar o trânsito no centro da cidade. O trecho fica próximo à antiga fábrica de cimento e ao centro de saúde Paulo Pereira Gomes, que abriga o serviço de Pronto Atendimento 24 horas da sede do município.
"Vamos continuar nos próximos dias os reparos para concluir essa importante obra, mas o povo merece a reabertura do trânsito. O pouco trabalho que falta pode ser feito com o trânsito liberado ou com pequenas interdições fora dos horários de pico", anunciou o prefeito.
Uma das primeiras moradoras da região a usar a ponte após a liberação nesta terça-feira (1) foi a dona de casa Leila Maria de Oliveira, 34 anos, do bairro Independência. Ela comemorou a reabertura. "Tenho sempre que atravessar para pegar meu filho na escola e visitar a minha mãe, no Baiminas. Agora está ótimo e não vamos mais precisar dar a volta pela outra ponte", disse Leila.
Parceria permitiu adequação da estrutura da ponte
Agora a ponte suporta até 45 toneladas, 30 a mais que a capacidade anterior à reforma. A primeira interdição no trânsito ocorreu em dezembro de 2009, após rebaixamento na pista provocado por rachaduras na estrutura. Desde então, a prefeitura iniciou a busca de recurso para a reforma. Em março do ano passado, o prefeito Carlos Casteglione entregou o projeto ao então governador Paulo Hartung, que garantiu parceria para a obra, orçada em quase R$ 2,5 milhões.
Durante um tempo, antes da ordem de serviço, o trânsito esteve liberado para pedestres, após estudos que comprovaram a segurança do trecho. Com o início da obra, a circulação foi transferida para a ponte de pedestres "Coelhinho", próxima ao Liceu Muniz Freire, a cerca de 250 metros.
Nenhum comentário:
Postar um comentário