A tradicional Festa das Canoas, já em sua centésima primeira edição, este ano ganhará um ingrediente a mais, uma vez que a mesma será organizada pela Prefeitura em parceria com a Igreja Católica.
O objetivo da Administração de Marataízes é resgatar a parte cristã da festa, contudo, sem deixar perder o foco artístico e cultural que sempre esteve presente na mesma, de modo que para alcançar tais objetivos, foi montada uma comissão de festa composta por representantes da Administração Municipal, Igreja Católica e pescadores artesanais da cidade.
Para Heraldo Del'Esposti, representante da Municipalidade: é muito importante que haja este resgate, de forma que a Administração tem todo o interesse em unir as partes, oferecer toda estrutura pública e colaborar com a Igreja e com os pescadores no que for possível para engrandecer ainda mais esta centenária festa.
Já Padre Evaldo, representante da igreja Católica, ressalta que: a Igreja já vinha a algum tempo articulando com professores de história e Arte Sacra a fim de recuperar a história e produzir um livro para preservar a memória da festa, de forma que o convite da Prefeitura veio coroar esta nossa intenção de resgatar e manter viva uma parte importante de nossa história.
Padre Evaldo faz questão também de destacar a importância dos pescadores no processo de resgate e manutenção da tradição da Festa das Canoas, o que em sua visão seria impossível de ocorrer sem a ajuda e a participação da classe pesqueira.
A Festa das Canoas este ano será uma continuação do carnaval, com início na quinta feira dia 10 de março e se estendendo até o domingo, dia 13/04. A programação ainda está sendo finalizada pela comissão de festas, mas promete ser de muita qualidade e animação, adianta Heraldo Del'Esposti.
Nenhum comentário:
Postar um comentário