quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

DOMINGOS MARTINS - Produtores se reunem para fortalcecer o segmento

A união de produtores rurais de Domingos Martins resulta em economia para a produção agrícola. A compra conjunta reduz em até 30% os custos para aquisição de adubos e formulados agrícolas. Ao todo, 90 proprietários rurais das sete associações participantes são beneficiados.

 

O projeto compra conjunta é realizado em parceria com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural de Domingos Martins. Inicialmente, técnicos da secretaria fazem o levantamento de demanda junto às associações rurais do município. Em seguida, empresas fornecedoras de insumos agrícolas são convidadas a participar do processo de compra. A empresa que apresentar os melhores preços garante o fornecimento direto aos produtores.

 

"Este trabalho tem o objetivo de fortalecer a agricultura do município. É uma iniciativa simples que traz grandes resultados", destaca o secretário municipal de Desenvolvimento Rural, Ivo Pizzol.

A compra conjunta de insumos agrícolas é realizada quatro vezes por ano. Em 2010, mais de 50 mil sacos de adubos e formulados foram adquiridos pelas associações do município. A primeira compra deste ano foi realizada nesta quarta-feira, 16, em Paraju, com a aquisição de 5 mil sacos.

 

Desenvolvimento

 

Um exemplo de associativismo em Domingos Martins vem de Paraju, distante 34 km da Sede do município. Um dos primeiros a acreditar na compra conjunta, o agricultor Edson Schunk se lembra da resistência dos produtores em aderir o projeto. "No início, éramos em três, ninguém acreditava, mas quando os produtores perceberam o quanto poderiam economizar, decidiram participar".

 

Hoje, 35 agricultores da Associação de Produtores Rurais de Paraju participam da compra conjunta. "A iniciativa serviu de exemplo. Compramos defensivos, ferramentas e até equipamentos para o uso coletivo", explica Schunk. O próximo passo, destaca o agricultor, é a venda conjunta. "Já fizemos a primeira tentativa com a venda de 400 sacas de café arábica para Colatina, no Norte do Estado". 



Nenhum comentário:

Postar um comentário