A capacitação será divida em duas etapas. A primeira parte acontece em Marechal Floriano, no distrito de Santa Maria de Marechal, na propriedade da Cafeeira Krohling. Na segunda, os produtores serão levados ao distrito de São Martin, em Alfredo Chaves, na propriedade do senhor Sebastião Pinon.
O objetivo da ação é, além de orientar, conceder licença ambiental aos produtores que utilizam o beneficiamento de café nos municípios de Marechal Floriano e Alfredo Chaves, ambos localizados na região serrana capixaba.
Após a capacitação, que visa a mudar hábitos atuais de produção, será expedida licença ambiental para os produtores. A expectativa é de que a palha do café (antes descartada e mal utilizada) seja reutiliza, inibindo a formação de lixo e a reprodução de moscas transmissoras de doenças.
Normas
A realização desse dia de campo vem da necessidade de os produtores de café se adequarem às normas ambientais em vigor no Estado. Aqueles que beneficiam o produto e realizam descarte de forma incorreta receberão uma licença para produzir a partir das regras e terão conhecimento para a reutilização desse material.
O treinamento faz parte da segunda etapa do projeto de regularização ambiental. A primeira fase – de um total de três – foi o recolhimento da documentação necessária para o licenciamento ambiental, feito pela Aprosmar.
A segunda etapa será realizada no dia de campo, coordenado pelo Idaf, e a terceira, é a assistência técnica prestada pelo Incaper aos produtores já licenciados e habilitados para fazer o uso da palha como combustível no secador de café.
Os mais de 55 produtores que participarão do dia de campo vão se reunir na sede da Aprosmar, em Alfredo Chaves, e depois seguirão para as propriedades pré-estabelecidas pelos organizadores do evento.
Serviço:
Dia de Campo – Uso da palha como combustível no secador de café de fogo indireto
- Data: quinta-feira (10)
- Horário: 8 horas
- Local: Fazenda Cafeeira Krohling e Fazenda do senhor Sebastião Pinon.
Nenhum comentário:
Postar um comentário