A partir desta sexta-feira (04) o serviço Disque Denúncia 181 passa a atender a população todos os dias, ininterruptamente. O atendimento, que antes funcionava apenas em dias úteis, das 7 às 22 horas, passa a funcionar também aos finais de semana e feriados. Com isso, a central de atendimento reformulou sua equipe de trabalho, que agora conta com 25 atendentes em vez de 15.
De acordo com o coordenador do Disque Denúncia, delegado André Luís dos Reis Neves, a ampliação do horário de atendimento vai favorecer o aumento de denúncias. "A cada dia que passa, a sociedade vai se tornando mais participativa e com a ampliação do horário de serviço, as pessoas terão mais tempo para contribuir ainda mais com o trabalho da polícia, de forma segura e anônima".
O Disque Denúncia 181 funciona por meio de uma parceria entre a Secretaria de Estado da Segurança Pública, que inclui as polícias Militar e Civil, Corpo de Bombeiros, a sociedade civil organizada (por meio da ONG "Espírito Santo contra o Crime") e a iniciativa privada (por meio de empresa terceirizada responsável pelo Call Center 181).
O serviço foi implantado no Espírito Santo em 1º de outubro de 2001. De lá pra cá, o serviço já registrou 95.595 denúncias sobre diversos crimes como tráfico de drogas, homicídios, latrocínios, furtos e roubos, seqüestros e estelionatos. O trabalho auxilia as polícias a desvendar crimes e a deter infratores da lei.
Balanço
Com a participação da sociedade, as denúncias ao 181 resultaram, em todos esses anos, na apreensão de 1.542 quilos de droga, entre elas, maconha, cocaína e crack; na detenção de 3.837 pessoas; e na apreensão de 153 mil mídias falsificadas (CDs/DVDs). Além disso, 844 armas e 4.954 munições, 3.012 máquinas caças níqueis e, aproximadamente, R$ 430 mil em dinheiro também foram apreendidos, graças às informações repassados ao 181.
Para que o serviço continue apresentando bons resultados, a população pode continuar contribuindo com o trabalho da polícia. Quem tiver informações sobre criminosos ou qualquer ação ilícita pode acionar o Disque-Denúncia (181). O atendimento funciona todos os dias, das 7 às 22 horas. A ligação é gratuita de qualquer lugar do Estado e o anonimato de quem denuncia é garantido.
Nenhum comentário:
Postar um comentário