Um dos roteiros turísticos do Sul do Espírito Santo guarda parte da história do desenvolvimento na região. Em Jaciguá, distrito de Vargem Alta, é possível encontrar construções da década de 40, além do colégio de padres Salesiano, um dos cartões postais do lugar.
Tudo começou em 1923 com a vinda dos padres Salesianos. Dois irmãos, Dom Helvécio e Dom Manuel buscavam um lugar no Espírito Santo para a construção de um Seminário. Foi fundado, na fazenda Boa Esperança, onde já existia uma capela desde 1903, o Instituro Salesiano Anchieta. À cerca de 11 km do centro de Jaciguá, onde o acesso é pavimentado, na localidade de Boa Esperança, o prédio do Instituto Salesiano Anchieta recebe visitantes diariamente. Existe até hoje uma pequena parada para os trens que transportavam os alunos. Curioso é que esta parada é a cerca de 2 quilômetros do centro, onde existe a estação de Jaciguá. Foi construída devido à importância do Colégio para a região.
O conjunto, datado de 1923, é formado por três prédios cercados por uma grande área destinada a estacionamento, esporte e agricultura. Os prédios estão dispostos em formato "U", o que propiciou a construção de uma quadra poliesportiva e de um jardim no espaço livre entre os prédios. O conjunto é centenário, porém os prédios já sofreram várias reformas internas, mas externamente o prédio conserva quase que totalmente o seu desenho original. Atualmente, o Colégio encontra-se desativado, e sua utilização resume-se a abrigar encontros religiosos e eventos culturais e educacionais.
HISTORICO DA LINHA FÉRREA: O que mais tarde foi chamada "linha do litoral" foi construída por diversas companhias, em épocas diferentes, empresas que acabaram sendo incorporadas pela Leopoldina até a primeira década do século XX. O primeiro trecho, Niterói-Rio Bonito, foi entregue entre 1874 e 1880 pela Cia. Ferro-Carril Niteroiense, constituída em 1871, e depois absorvida pela Cia. E. F. Macaé a Campos. Em 1887, a Leopoldina comprou o trecho. A Macaé-Campos, por sua vez, havia construído e entregue o trecho de Macaé a Campos entre 1874 e 1875.
O trecho seguinte, Campos-Cachoeiro do Itapemirim,foi construído pela E. F. Carangola em 1877 e 1878; em 1890 essa empresa foi comprada pela E. F. Barão de Araruama, que no mesmo ano foi vendida à Leopoldina. O trecho até Vitória foi construído em parte pela E. F. Sul do Espírito Santo e vendido à Leopoldina em 1907. Em 1907, a Leopoldina construiu uma ponte sobre o rio Paraíba em Campos, unindo os dois trechos ao norte e ao sul do rio. A linha funciona até hoje para cargueiros e é operada pela FCA desde 1996. No início dos anos 80 deixaram de circular os trens de passageiros que uniam Niterói e Rio de Janeiro a Vitória.
Nenhum comentário:
Postar um comentário