terça-feira, 11 de janeiro de 2011

Prefeitura convida moradores para ação contra a dengue

Cinco bairros de Cachoeiro de Itapemirim recebem nesta quarta-feira (12) a visita da Ação de Prevenção e Combate à Dengue, coordenada pela prefeitura. As atividades vão se concentrar na parte da manhã, com conscientização e eliminação de focos do mosquito Aedes aegypti e de recipientes que acumulam água, mas serviços como de limpeza urbana vão continuar à tarde. Recebem as equipes os bairros Aeroporto, Coramara, Gilson Caroni, IBC e Monte Cristo.

Nesse dia, o prefeito Carlos Casteglione e a secretária municipal de Saúde, Márcia Fardim, farão às 7h, a abertura simbólica da ação. Será na unidade de saúde do bairro Jardim Itapemirim, que fica anexo à escola municipal "Galdino Theodoro da Silva", antigo Caic. O local será o ponto de encontro para os moradores dos bairros IBC e Monte Cristo.

Os moradores dos bairros Coramara e Gilson Caroni devem se encontrar na unidade de saúde do bairro Coramara. No bairro Aeroporto, o ponto de encontro é o Ginásio do Aeroporto. O encontro é sempre às 7h. Os bairros escolhidos são os de maior incidência de infestação do mosquito.

Além dos voluntários, cerca de 100 funcionários da prefeitura vão participar, das secretarias municipais de Serviços Urbanos, Saúde, Educação, Meio Ambiente, Fazenda e Obras. "Com o apoio dos setores de fiscalização dessas secretarias, vamos aumentar a eficácia dos agentes de endemias. Em caso de imóvel fechado ou terreno baldio, a Secretaria de Fazenda vai poder identificar os proprietários com mais facilidade", explicou Márcia Fardim.

Neste final de semana, começou a circular na cidade uma carta de convite do prefeito à comunidade. "A prefeitura faz a parte dela, mas é preciso que cada cidadão se mobilize nessa luta. Por isso estamos promovendo essa ação. E se um morador faz a sua parte, mas o seu vizinho não, o risco da dengue permanece", alertou Casteglione.

A partir desta terça-feira (11), o cidadão ganha mais um canal para tirar dúvidas sobre a dengue, fazer denúncias e sugestões. É o endereço de e-mail dengue@cachoeiro.es.gov.br. Continuam disponíveis o telefone da Vigilância Ambiental, o 3155-5711, e o gratuito da Ouvidoria Municipal, o 156.

Agentes de endemias atuam em novo horário

Os agente de endemias de Cachoeiro atuam desde a semana passada em novo horário. A determinação visa o melhor aproveitamento das visitas, quando mais moradores estão em casa no verão. Agora, as equipes trabalham das 7h às 13h, sem horário de almoço. Antes, o horário era das 7h às 11h e das 13h às 16h. São visitas diárias, com aplicação de larvicida e orientações diversas.

A ação desta quarta-feira (12) intensifica nesses bairros um trabalho que é feito diariamente pela prefeitura durante todo o ano, como o bloqueio das áreas onde um caso de dengue é confirmado. Após o registro, a região é visitada por agentes de endemias e de educação em saúde e pelo carro fumacê. Pela extensa abrangência do equipamento, não é necessário que a rota do fumacê inclua todas as ruas.


Nenhum comentário:

Postar um comentário