FOTO: DIVULGAÇÃO
Os participantes da Ong Caminhadas e Trilhas – Preserve, em 2006, caminhou pelas praias ainda preservadas do litoral sul capixaba, fazendo a rota da I Caminhada Litorânea de Marataízes, não sabiam que também estavam trilhando a história. Não que o grupo não conhecia aquele caminho. Desde a sua criação, em março do ano de 2000, a Ong já havia feito o roteiro umas duas vezes, muitos já conheciam aquelas paisagens, mas foi naquele momento que uma turma de mais de 200 pessoas olharam as falésias e a admiraram profundamente. A discussão de o porque não preservar uma paisagem que pelo menos, desde que o Brasil nasceu em 1500, é praticamente a mesma?
Em 2007, além de Marataízes, foi envolvido o Município de Presidente Kennedy na II Caminhada Litorânea, pois o início foi na Praia de Marobá, já naquele município. Seus dois prefeitos, Aluísio e Antônio Bittencourt, de Kennedy e Marataízes, respectivamente, estavam participando. Foi então, que os principais dirigentes da Ong, perceberam a oportunidade e pediram apoio àqueles políticos. Além do apoio dos prefeitos de então, receberam o incentivo para continuar a tarefa. Mais um motivo para comemorar.
Em 2008, na III Caminhada Litorânea, não houve nenhuma novidade com relação as Falésias. Novamente foi reforçado com o prefeito de Marataízes que a ideia de preservar praias tão belas não estava morta. Muito pelo contrário, 2008 seria o ano. E foi! Em dezembro de 2008, o prefeito Antonio Bittencourt, já deixando o governo, assina o Decreto E-193, criando o Monumento Natural Municipal Falésias de Marataízes, uma Unidade de Conservação (UC) de 42,14 hectares e 9.542 metros de extensão a beira-mar. Vale citar que neste intenso processo de discussão, o IEMA, Instituto Estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, teve fundamental participação com apoio técnico e incentivo nas pessoas do seu corpo técnico.
Em 2009, a IV Caminhada Litorânea já passou ao longo de uma Unidade de Conservação, sonho de todas aquelas pessoas. Mas faltava ainda muita coisa. Faltava regulamentar aquela Unidade. E ninguém sabia que a história faria muito mais coisa.
Em 2010, após a V Caminhada Litorânea, aconteceu um fato que mudaria o rumo desta história. O município de Presidente Kennedy, além do Petróleo em seu litoral, vai receber vários investimentos de porte e valores elevados. E também com impacto ambiental. A Ferrous do Brasil é o grupo que está investindo em porto e mineroduto, além de estudos para construção de siderúrgica e usina de pelotização. Além da Empresa estar cumprindo todos os passos de sua instalação, notadamente nas áreas social, ambientais e ecológica, o Monumento Natural Municipal Falésias de Marataízes foi a porta aberta para estreitar o relacionamento daquela Empresa com Marataízes. Por estar a apenas 7 km do Empreendimento, o Município de Marataízes concedeu anuência à instalação do Porto, e para isso receberá vários benefícios. E também, as Falésias receberão investimento legais de execução de Plano de Manejo, obras físicas, como a criação do Museu Domingos Martins que nasceu naquelas Falésias. E a história mostrou que preservação pode andar junto com o desenvolvimento. Um final que pode ser feliz!
Monumento Natural :tem como objetivo básico preservar sítios naturais raros, singulares ou de grande beleza cênica. No Brasil, os Monumentos Naturais fazem parte das Unidades de Preservação Integral do Sistema Nacional de Unidades de Conservação (Lei 9985/2000). Monumento Natural pode ser constituído por áreas particulares, desde que seja possível compatibilizar os objetivos da unidade com a utilização da terra e dos recursos naturais do local pelos proprietários. Havendo incompatibilidade entre os objetivos da área e as atividades privadas ou não havendo aquiescência do proprietário às condições propostas pelo órgão responsável pela administração da unidade para a coexistência do Monumento Natural com o uso da propriedade, a área deve ser desapropriada, de acordo com o que dispõe a lei. A visitação pública está sujeita às condições e restrições estabelecidas no Plano de Manejo da unidade, às normas estabelecidas pelo órgão responsável por sua administração e àquelas previstas em regulamento.
VI Caminhada Litorânea de Marataízes (ES) – Brasil – Verão 2011
Data: 16.01.2011 (domingo)
Horário de Encontro: 05:15 h
Inscrições:
Marataízes : Casa do Artesão – Centro – Tel: 28.3532.1675
Cachoeiro de Itapemirim : Loja Skina & Cia – Centro – Tel: 28.3522.9259
Vitória: Associação Passos de Anchieta (Lilico) – Tel: 27.3244.2323/9706.7001
Seguro Aventura: contratado pela Ong Caminhadas e Trilhas – Preserve
Ponto de Encontro: Praça da Praia Central (em frente a Banca de Revistas)
Trajeto da Caminhada : das Falésias de Marataízes, na localidade de Boa Vista, até o Bar e Restaurante Geredys, na Praia da Colônia
Percurso : 18 km
Tempo estimado: 4 horas
Transporte: ônibus até o ponto de saída.
Custo: R$ 10,00 (dez reais)
Doação: levar dois quilos de alimentos não perecíveis, levar no dia do Evento!
Apoio: lanche na saída , no Centro de Marataízes, água, ambulância e transporte de apoio
No Camping do Siri terá uma parada estratégica , com frutas e música!
Chegada e Confraternização: No Bar e Restaurante Geredys – Praia da Colônia ! Música com Baíco e Trio Black Eye!
Os primeiros inscritos receberão camisas que deverão usar no dia do evento ou pulseiras identificadoras. A caminhada acontecerá independente das condições climáticas!
Nenhum comentário:
Postar um comentário