As liquidações comuns nesta época do ano já começaram em Cachoeiro de Itapemirim. As lojas entraram em promoção com o objetivo de liquidar os estoques restante do mês de dezembro e, para isso, fazem promoções com descontos chamativos. O Procon municipal recomenda cautela e dá dicas importantes para os consumidores que pretendem aproveitar as ofertas.
A primeira dica é sempre pedir a nota fiscal do produto. "A nota fiscal é muito importante. Somente com ela o consumidor pode exigir seus direitos," alerta o diretor do Procon, Rogério Athayde.
Ao comprar um produto com alguma avaria, é preciso exigir a discriminação do real estado da mercadoria na nota fiscal ou no recibo: móveis e eletrodomésticos arranhados, amassados ou com outros vícios de fácil constatação que não serão cobertos pela garantia.
É importante também que o consumidor teste o produto no local da compra, verificando se funciona e se todas as peças e acessórios conferem com as informações do manual de instrução. No caso de compra para entrega posterior,é preciso verificar o produto assim que o mesmo for recebido a fim de evitar eventuais transtornos.
Outra dica é pesquisar sempre antes de comprar. Os descontos variam muito. Por isso é bom pesquisar os estabelecimentos em promoção, pois muitos vendem o mesmo produto com preços diferentes.
O Procon recomenda atenção especial nas compras com pagamento a perder de vista. Certas promoções só valem a pena quando o pagamento é feito à vista, alerta o diretor.
Garantia
O Procon também alerta para a garantia dos produtos. O Código do Consumidor prevê que o fornecedor dê garantia mesmo que o produto esteja em liquidação. O prazo de garantia legal para vícios de fácil constatação é de 30 dias para bens não duráveis e 90 dias para bens duráveis . Esta garantia pode ser maior conforme o manual do produto.
Nenhum comentário:
Postar um comentário