A Igreja matriz de Nossa Senhora da Penha,não recebia uma reforma desde o ano de 1982, quando Marataízes ainda pertencia a Itapemirim e o pároco era o alemão padre Henrique Huben, por décadas pároco na região. O altar mor recebeu uma adaptação sugerida nas normas litúrgicas do Concílio Vaticano II. O altar fixo na parede e o padre de costas para os fiéis era regra do passado.O altar de pedra, os significados das cores, as cinco cruzes lapidadas na pedra representando as chagas de Cristo, é a visão do Concílio para o I milênio da igreja. Informou o pároco local Evaldo Praça que teve a asssit~encia técnica da arquiteta Cora Aguieiras, da equipe de artes sacras diocesana. As cores e sua simbologias foram descritas pela arquiteta como a alaranjada demonstra a glória de Jesus. O verde, afirma o Jesus resuscitado, o 'novo'. A reforma levou cerca de dois meses de muito cuidado em mantém a história da igreja matriz que ganhou em seu altar a imagem de Nossa Senhora da Penha, resturada em um ano e meio pela equipe do professor Atílio Colnago, da UFES. Até chegar ao altar da matriz a hsitória da vinda da santa levou longo seis anos de muitas indagaçãoes.
"Fui rezar uma missão em 2006, na localidade de Brejo dos Patos.A senhora Ana Moté, chamou-me para mostrar uma 'preciosidade em sua casa', palavras dela. Quando cheguei em sua sala retirou um pano que cobria um oratório e dentrro dela a Nossa Senhora da Penha. De imediato pedi para levar para paróquia. Ela recusou. Dizendo que ela e seu marido era devota e guardava um presente dado a família ofertado pelo padre Leandro, antigo padre de Itapemirim" descreveu. O padre relata que voltou ao local e foi surpreendido com a senhora dizendo que 'precisava fazer uma coisa'. Com a morte do meu marido a santa ficara melhor na igreja dando a imagem para a igreja. Muito danificado peo tempo a imagem de Nossa Senhora da Penha, ainda é um mistério para a igreja local. De tradição francesa, tendo passado por Espanha até chegar ao Brasil. A imagem em tamanha igual a de Nossa Senhora da Aparecida. Pode ser as sete imagem únicas de um período vindas ao Brasil. O padre Evaldo explicou que o nome Penha , vem de penhasco, pedra, ou local onde era coloca a imagem da santa. " O mais importante que a memória sacra seja preservada e os devotos possam apreciar e orar com fé para a Mãe de Jesus Cristo",ponderou o pároco.
"Fui rezar uma missão em 2006, na localidade de Brejo dos Patos.A senhora Ana Moté, chamou-me para mostrar uma 'preciosidade em sua casa', palavras dela. Quando cheguei em sua sala retirou um pano que cobria um oratório e dentrro dela a Nossa Senhora da Penha. De imediato pedi para levar para paróquia. Ela recusou. Dizendo que ela e seu marido era devota e guardava um presente dado a família ofertado pelo padre Leandro, antigo padre de Itapemirim" descreveu. O padre relata que voltou ao local e foi surpreendido com a senhora dizendo que 'precisava fazer uma coisa'. Com a morte do meu marido a santa ficara melhor na igreja dando a imagem para a igreja. Muito danificado peo tempo a imagem de Nossa Senhora da Penha, ainda é um mistério para a igreja local. De tradição francesa, tendo passado por Espanha até chegar ao Brasil. A imagem em tamanha igual a de Nossa Senhora da Aparecida. Pode ser as sete imagem únicas de um período vindas ao Brasil. O padre Evaldo explicou que o nome Penha , vem de penhasco, pedra, ou local onde era coloca a imagem da santa. " O mais importante que a memória sacra seja preservada e os devotos possam apreciar e orar com fé para a Mãe de Jesus Cristo",ponderou o pároco.
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