O tomate é um dos produtos mais comercializados no Ceasa Sul
A Central de Abastecimento de Cachoeiro de Itapemirim (Ceasa Regional Sul) registrou um aumento de 20% na comercialização de hortifrutigranjeiros durante o ano de 2010. A média anual de produtos vendidos, que em 2009 era 26 mil toneladas, saltou para 32 mil no ano passado.
O secretário municipal de Desenvolvimento Rural, José Arcanjo Nunes, atribui esse crescimento ao esforço que a prefeitura vem fazendo com divulgação e incentivo aos produtores rurais da região. "Fizemos palestras de divulgação nos municípios da região sul, convidando os produtores de outros municípios para participar. Além disso, o crescimento também é fruto da forma como organizamos a Ceasa Sul", destaca Arcanjo. A Ceasa Sul é um espaço preparado para que os produtores rurais vendam seus produtos a quem comercializa hortifrutigranjeiros para o consumidor final. Cerca de 600 pessoas passam diariamente pelo local, que atualmente é administrado em convênio com a prefeitura e a Secretaria de Estado da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e pesca.
Oitenta produtores de 15 municípios da região fazem a comercialização de seus produtos na Ceasa Sul. Os itens mais comercializados são: batata, cebola, tomate, alho e abóbora.
Em 2010 foram arrecadados na Ceasa Sul R$ 157 mil. A administração dos recursos é feita da seguinte forma: 50% vão para o estado e 50% para a prefeitura. Todo o dinheiro que fica no município é depositado no Fundo Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável e é revertido em investimentos na agricultura do município.
Importância da Ceasa Sul
Em Cachoeiro de Itapemirim a Ceasa Sul tem importância estratégica para o mercado agrícola da região. Ao vender os produtos na Ceasa, os produtores podem conseguir melhores preços. Além disso, trata-se de uma área de referência para a prefeitura.
"A Ceasa Sul é uma forma de organizar a comercialização dos produtos agrícolas. Sem ele não teríamos referência de local, quantidade, diversidade e disponibilidade dos produtos. Com ele nós temos a congregação de todas as informações que são úteis para o produtor e consumidor", reforça Arcanjo.
Além do pavilhão destinado à comercialização dos produtos agrícolas, a Ceasa Sul tem lanchonete, restaurante e um segundo pavilhão com 16 lojas de comerciantes dos produtos.
Onde fica a Ceasa Sul
Na avenida Mauro Miranda Madureira ("Rodovia do Valão"), bairro Coramara, Cachoeiro de Itapemirim.
SIGA NO TWITTER @ramonbarros
Nenhum comentário:
Postar um comentário