FOTOS: FLÁVIA LÉLIS / NILÓPOLIS ON LINE
A Beija-Flor vai homenagear o cantor Roberto Carlos no Carnaval deste ano. O artista será tema do enredo da escola de samba carioca, que faz referências também a Cachoeiro de Itapemirim, onde o "Rei" nasceu e passou a infância. Por isso, o prefeito do município, Carlos Casteglione, foi convidado pela agremiação para ver de perto o que está sendo preparado para o desfile na Sapucaí. A visita técnica será nesta quinta-feira (13).
O prefeito vai ao Rio de Janeiro acompanhado de secretários municipais, representantes de agremiações carnavalescas de Cachoeiro, empresários e profissionais da imprensa local. O grupo vai visitar a "Cidade do Samba", na área central do Rio, que reúne os centros de produção de carros alegóricos e de fantasias das maiores escolas de samba do País.
Depois, segue para Nilópolis, na Baixada Fluminense, para acompanhar o ensaio técnico da Beija-Flor, na quadra da escola. O grupo será recebido pela diretoria da agremiação, presidida por Farid Abraão David, que fez o convite ao prefeito Carlos Casteglione.
Cachoeiro em destaque na Sapucaí, para o mundo todo
Quando a Beija-Flor entrar na Sapucaí, na madrugada do dia 7 de março, Cachoeiro vai ganhar destaque. Os dois primeiros carros alegóricos da escola de samba vão retratar a infância de Roberto Carlos na cidade.
O primeiro traz o Rio Itapemirim, onde o "Rei" aprendeu a nadar. Já o segundo mostrará a casa onde ele morou quando criança - hoje Casa de Cultura Roberto Carlos - com direito a fotos de seu pai, Robertino Braga, e de sua mãe, Dona Laura. A cidade também é mencionada na letra do samba-enredo "Simplicidade de um Rei".
"A homenagem a um dos filhos mais ilustres de Cachoeiro é uma iniciativa louvável da Beija-Flor. É louvável também o convite feito ao prefeito Casteglione para conhecer a quadra da escola e os preparativos para o carnaval. A cidade vai ter uma grande visibilidade. O carnaval do Rio é um evento visto em todo o planeta", destaca o secretário municipal de Comunicação Social, Sérgio Mariano.
Intercâmbio beneficia agremiações cachoeirenses
Para os representantes das agremiações de Cachoeiro, a visita técnica é uma oportunidade de intercâmbio. Eles vão poder conhecer o funcionamento da indústria do Carnaval carioca, além de técnicas e experiências que podem adaptar à realidade de suas comunidades.
"Queremos principalmente que eles compreendam a importância da participação e do engajamento da comunidade no trabalho da agremiação, que durante todo o ano gera emprego, renda e que se desdobra até em projetos sociais", explica o coordenador do carnaval de Cachoeiro, Anclébio Junior.
A visita faz parte do programa "Fazendo Carnaval", de profissionalização do carnaval do município. Desde 2009, a Secretaria Municipal de Arte e Cultura desenvolve diversas atividades de capacitação para ajudar as agremiações cachoeirenses a se organizarem melhor e a se prepararem para os desfiles da festa popular.
Em 2010, os membros das agremiações puderam conhecer o Carnaval de Vitória. Visitaram os barracões das escolas da capital capixaba, participaram de ensaios e até do desfile.
Confira a letra do samba-enredo da Beija-Flor
A Simplicidade de um Rei
Autores: Samir Trindade, Serginho Aguiar, JR. Beija-Flor, Sidney de Pilares, Jorginho Moreira, Théo M. Netto, Mourão e Cleber do Sindicato (letra extraída do site oficial da escola)
A saudade
Vem pra reviver o tempo que passou
Ah! Essa lembrança que ficou
Momentos que não esqueci
Eu cheio de fantasias na luz do Rei menino
Lá no seu Cachoeiro
E lá vou eu... De calhambeque a onda me levar
Na jovem guarda o rock a embalar... Vivendo a paixão
Amigos de fé guardei no coração
Quando o amor invade a alma... É magia
É inspiração pra nossa canção... Poesia
O beijo na flor é só pra dizer
Como é grande o meu amor por você!
Nas curvas dessa estrada a vida em canções
Chora viola! Nas veredas dos sertões
Lindo é ver a natureza
Por sua beleza clamou em seus versos
No mar navegam emoções
Sonhar faz bem aos corações
Na fé com o meu Rei seguindo
Outra vez estou aqui vivendo esse momento lindo
De todas as Marias vêm as bênçãos lá do céu
Do samba faço oração, poema, emoção!
Meu Beija-Flor chegou a hora
De botar pra fora a felicidade
Da alegria de falar do Rei
E mostrar pro mundo essa simplicidade
Nenhum comentário:
Postar um comentário