quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

Cachoeiro na Guerra contra a DENGUE



Cinco bairros recebem ação contra a dengue



O prefeito acompanhou a ação dos servidores no bairro Jardim Itapemirim

Cinco bairros de Cachoeiro de Itapemirim com maior incidência de infestação do mosquito Aedys Aegypti receberam simultaneamente, nesta quarta-feira (12), a visita da Ação de Prevenção e Combate à Dengue. Dezenas de pessoas, entre servidores e voluntários, percorreram durante toda manhã os domicílios e comércio com conscientização por meio de panfletos e com trabalho de eliminação dos focos do mosquito e de recipientes que possam acumular água.

A abertura simbólica da ação foi realizada na unidade de saúde de Jardim Itapemirim. Logo após os servidores foram divididos em equipes para percorrer os bairros IBC e Monte Cristo. O mesmo trabalho foi realizado nos bairros Coramara, Gilson Caroni e Aeroporto.

O prefeito Carlos Casteglione acompanhou a ação no bairro Jardim Itapemirim e voltou a destacar a importância do envolvimento de cada cidadão nas ações de prevenção." Nós temos buscado o combate com a ação dos nossos agentes de endemia no dia a dia, mas sabemos que a eliminação do mosquito também envolve outros atores sociais, a população. Com o grande volume de chuvas, a nossa preocupação aumenta.Esta ação vem para chamar a atenção das pessoas para colaborar com poder público no combate à dengue", destacou.

José Roberto de Souza,48, morador de Jardim Itapemirim, recebeu a visita de uma das equipes. Segundo disse, esse trabalho de conscientização é fundamental, mas é preciso que cada morador cuide da sua própria casa. "A prefeitura faz a parte dela, mas o combate ao mosquito depende principalmente da gente", observou.

Enquanto os agentes de endemias faziam o trabalho de rotina com aplicação do veneno, coleta de foco e orientação, os fiscais sanitários também realizavam trabalhos de fiscalização. Os proprietários dos terrenos encontrados com irregularidades foram notificados e têm um prazo de 10 dias para regularizar a situação. Nos casos em que o proprietário não foi localizado a Secretaria da Fazenda vai consultar o cadastro imobiliário para localização do titular do imóvel.

A secretária de Saúde, Marcia Fardim, disse que a prevenção e a conscientização são essenciais para evitar a proliferação da dengue. "Todo trabalho é de prevenção. Queremos diminuir a possibilidade de aumento no número de casos e, com isso, evitar uma epidemia no município", acrescenta.

Além dos agentes de endemias, os agentes de saúde e servidores das secretarias municipais  de Serviços Urbanos, Obras e Meio Ambiente e Fazenda também participaram da ação.

As ações continuam

Com o objetivo de melhorar o atendimento nos casos de dengue, em Cachoeiro de Itapemirim, a Secretaria Municipal de Saúde reuniu nesta quarta-feira enfermeiros da Estratégia Saúde da Família (ESF) para uma capacitação. Foram 38 enfermeiros recebendo orientação sobre classificação de risco, diagnóstico e tratamento.

Na quinta-feira (13), será a vez dos 28 médicos do ESF receberem a capacitação. A palestras serão ministradas no auditório do Centro de Saúde "Paulo Pereira Gomes", a partir das 13h.

É importante que todos os médicos e enfermeiros saibam exatamente como lidar  para que os casos não passem despercebidos " Todos os nossos enfermeiros e médicos conhecem a dengue,  mas o que queremos é fazer apenas um lembrete para que eles possam conduzir com bastante nitidez e clareza os casos que surgirem", informa a secretária de Saúde, Marcia Fardim.

 As pessoas podem tirar dúvidas sobre a dengue, fazer denúncias e sugestões pelo e-mail dengue@cachoeiro.es.gov.br. Também estão disponíveis o telefone da Vigilância Ambiental, o 3155-5711 e o da Ouvidoria Municipal, pelo 156.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário