sábado, 15 de janeiro de 2011

Cachoeiro vai abrir o desfile da Beija-Flor no Carnaval 2011

Durante a visita o grupo conheceu as alegorias e fantasias que serão usadas durante o desfile da Beija-Flor

A convite da escola de samba Beija-Flor de Nilópolis uma comitiva de Cachoeiro de Itapemirim, liderada pelo prefeito Carlos Casteglione, visitou a Cidade do Samba, no Rio de Janeiro, e acompanhou um ensaio na quadra da escola nesta quinta-feira (13). O grupo, formado por representantes da prefeitura, das agremiações carnavalescas de Cachoeiro e empresários locais, conheceu as alegorias e fantasias que serão usadas no carnaval  e como a terra natal de Roberto Carlos, tema do enredo, será representada no desfile.
Além de estar presente no enredo da escola, Cachoeiro terá participação importante no desfile. Dois dos oito carros alegóricos que serão levados pela Beija-Flor para a avenida vão representar a cidade. O primeiro será o carro abre-alas da escola que irá retratar o rio Itapemirim e o segundo mostrará a casa onde Roberto Carlos morou e as suas lembranças de infância."A gente tem  o maior carinho pelo artista e pela cidade que o concebeu. Não tinha como deixar Cachoeiro de fora, pela importância que a cidade tem por si só e, com relação ao enredo, por ser o berço do artista homenageado", explica Bianca Behrends, pesquisadora da Beija-Flor.

"É emocionante ver que praticamente a metade do desfile é dedicada a Cachoeiro e em todas as alas tem a presença muito forte da cidade e da história do Roberto Carlos. Foi emocionante ver que a nossa história, o nosso povo e Cachoeiro de Itapemirim estarão presentes na Sapucaí no desfile da Beija-Flor", disse o prefeito Carlos Casteglione.
Durante a visita os representantes das escolas de samba de Cachoeiro conheceram como são feitas as alegorias. Eles puderam ver todas as etapas do processo de construção, desde as ferragens e os chassis dos carros até a confecção de esculturas, pintura e aplicação de adereços. A preparação do desfile pode envolver até 300 profissionais na fase final.
Segundo o coordenador dos desfiles carnavalescos de Cachoeiro, Anclébio Junior, o efeito maior da visita para os representantes das agremiações é motivacional. "Eles agora voltam com uma carga renovada para imprimir no carnaval deles. Na quadra da Beija-Flor eles puderam ver a verdadeira força que um trabalho comunitário pode ter, tanto na construção do carnaval como em trabalhos sociais".
"Primeiramente a gente tem que levar daqui esse amor que eles têm pela agremiação. Na Cidade do Samba a gente conheceu o barracão das escola e viu o funcionamento do trabalho em equipe. A gente viu uma empresa funcionando e, não sei se a longo prazo ou de degrau em degrau, acho que é uma coisa muito importante de ser cultivada em nossa cidade, com as nossas agremiações, porque é uma maneira de gerar empregos. Acredito que, com o trabalho que a gente vê a Secretaria de Cultura realizar, é um sonho que vai se tornar realidade", disse a presidente da Unidos do Zumbi, Ione Garcia.


Nenhum comentário:

Postar um comentário