Alegre tem campanha de conscientização de Reciclagem de Pilhas
Projeto de Reciclagem em Alegre - Uma parceria entre a Prefeitura Municipal de Alegre por meio das Secretarias de Agricultura e Meio Ambiente, de Comunicação, da Superintendência Municipal Meio Ambiente e do Centro de Ciências Agrária (CCA-UFES), está trabalhando o projeto: “Reciclagem de Pilhas e Baterias Portáteis”, que já está em pleno desenvolvimento
De acordo com o IBGE 2002, apenas 0,4% dos resíduos sólidos coletados no Estado do Espírito Santo foi reciclado. Na Região do Caparaó Capixaba os números giram em torno de 1%, mas essa reciclagem não inclui a separação e destinação correta de pilhas e baterias.
Pilhas e baterias são espécies de “lixo” que pode contaminar o solo, a água e o ar, caso não lhes seja dada uma correta disposição final. Alguns tipos de baterias e pilhas têm em sua composição certos metais que, se dispostos no lixo comum, podem poluir a natureza, causando sérios problemas ao meio ambiente e, conseqüentemente, à nossa saúde.
O Arsênio e o Chumbo causam o Saturnismo, conjunto de doenças causado pelo aumento dos níveis desses elementos no corpo humano, afetando órgãos como os rins, coração, ossos, intestinos, estômago, sistemas reprodutivo e nervoso. Os sintomas estão associados a dores de cabeça, perda auditiva, coma, convulsão e morte, anemias, falta de apetite, irritabilidade, fadiga, má digestão, entre outros sintomas.
Já o Mercurialismo, doença causada pelo aumento de mercúrio no organismo causa alergias, confusão mental, queda da resistência imunológica, rigidez das articulações e pressão alta entre outros sintomas.
O envenenamento por Cádmio, outra substância encontrado nas pilhas e baterias, causa entre outras doenças o câncer, disfunção renal, osteoporose, artrites, problemas pulmonares
Nas bombonas apropriadas devem ser descartadas baterias de celular, telefone sem fio, pilhas diversas, baterias de 9v, de relógio, calculadora e de notebook. Depois de recolhido esse material será enviado á capital, Vitória, e de lá, para a empresa SUZAQUIM localizada em São Paulo.Os pontos de coleta que já estão recebendo as pilhas e baterias são as escolas: Aristeu Aguiar, Pedro Simão, Sirena Rezende Fonseca (Celina), Oscar de Almeida Gama (Araraí), Célia Teixeira do Carmo (Rive), Ana Monteiro de Paiva (Anutiba), José Corrente (Café), Ziolita Mª da Silveira (Assentamento Floresta), Carmelita Machado de Moraes (Santa Angélica), George Abreu Rangel (Roseira), Luciano Duarte, Professor Léllis, IESC, CEABB, COOPESULC, FAFIA, IFES, CCA-UFES, bem como nas Secretarias de Saúde, Agricultura e Meio Ambiente, Turismo, Cultura e Esportes, na Promotoria de Justiça, Biblioteca Municipal, Fórum e na sede da Prefeitura.Participe. Dê sua contribuição em favor de um ambiente mais saudável. Contatos e maiores informações na Secretaria de Agricultura e Meio Ambientes pelo telefone: (28) 3552 – 2532 .
Nenhum comentário:
Postar um comentário