A convite do superintendente da Polícia Rodoviária Federal (PRF), inspetor Fábio Rodrigues da Silva, o prefeito de Cachoeiro de Itapemirim, Carlos Casteglione, e o deputado federal Camilo Cola, líder da bancada capixaba na Câmara Federal, sobrevoaram na tarde desta quarta-feira (12), de helicóptero, alguns dos trechos onde mais ocorrem acidentes na BR-101 no sul do estado. A rodovia começa a receber obras de duplicação já em meados deste ano.
Com a visita, tanto Casteglione quanto Cola reforçaram o comprometimento em garantir que o trecho entre os municípios de Rio Novo e Iconha seja o primeiro a receber as obras. Casteglione é o prefeito designado pela Associação dos Municípios do Espírito Santo (Amunes) a acompanhar o processo de concessão e duplicação da parte capixaba da BR-101, que tem 475,9 km de extensão.
O edital para a concessão do trecho da rodovia que corta o Espírito Santo está previsto para ser lançado no próximo mês. A contratação da empresa está prevista para maio. O projeto foi apresentado no ano passado pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT). "A duplicação da BR-101 é a nossa expectativa para a redução efetiva do número de vítimas no trânsito da rodovia, um quantitativo alarmante no sul do estado. Vamos nos empenhar para garantir os prazos e agilizar o processo", destacou Casteglione.
A vinda da PRF à Safra nesta quarta-feira (12) serviu também para apresentar o balanço de acidentes na região sul em 2010. Segundo os dados, no trecho entre a Safra e o município de Viana ocorrem 32% dos casos de morte por acidente automobilístico na rodovia.
Para Rodrigues, a visita simboliza ainda a intensificação por parte da PRF dos estudos para melhoria da sinalização na região, com instalação de radares e outros equipamentos para redução da velocidade. "O trecho da 101 que passa pelo sul do estado tem muitos trechos com curvas sinuosas, que apresentam dificuldades para os motoristas. A obra de duplicação também prevê alteração desse traçado. De imediato, com a duplicação, elimina-se o acidente mais grave, que é a colisão frontal, pois passaríamos a ter duas pistas em cada sentido".
O investimento total da concessionária será de R$ 3,9 bilhões ao longo dos 25 anos de permissão. Desses, R$ 2,3 bilhões são voltados para ampliações, manutenção e melhorias da rodovia e R$ 1,6 bilhão, para custos de operação. O projeto prevê ainda alterações como o desvio no trecho que passa por Iconha. Com a finalização das obras no sul, prevista para daqui cinco anos, a rodovia deixaria de passar dentro da cidade.
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