De crianças a pacientes em reabilitação: o mercado diversificado dos serviços de cuidadores
![]() |
foto: MEDICINA S-A |
Rafael Schinoff, CEO e fundador da Padrão Enfermagem
A crescente demanda por cuidadores nos últimos anos tem impulsionado a conscientização sobre a importância desse serviço para a sociedade como um todo. Seja para crianças, idosos ou pacientes em reabilitação, o papel do cuidador hoje vai além de uma especialização profissional, representa também uma evolução na valorização da profissão, que já foi muito subestimada.
DADOS DO BRASIL
- Entre 2019 e 2023, o número de cuidadores remunerados no Brasil aumentou 15%.
- Em 2023, a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) estimou que havia cerca de 840 mil cuidadores remunerados.
- O número de familiares que cuidam de pessoas de 60 anos ou mais aumentou de 3,7 milhões em 2016 para 5,1 milhões em 2019.
- O mercado de trabalho para cuidadores é informal, e muitos trabalhadores atuam sem registro.
- Muitos cuidadores familiares fazem sacrifícios pessoais, como abandonar suas profissões ou colocar em risco sua saúde.
- Muitos cuidadores sofrem com estresse, insônia, dores e lesões por esforço repetitivo.
- O Ministério das Mulheres e MDS elaborou uma proposta para valorizar o trabalho de cuidadores.
- A proposta pretende garantir o direito ao cuidado para todas as pessoas que necessitam.
- A proposta busca promover uma cultura de corresponsabilidade entre homens e mulheres.
O cuidado infantil é um dos segmentos mais tradicionais no mercado e a alta procura por profissionais dá-se também à crescente participação das mulheres no mercado de trabalho que precisam de auxílio para conciliar carreira e família. Nesses casos, os cuidadores não apenas supervisionam os pequenos, mas contribuem diretamente no seu desenvolvimento cognitivo, social e emocional. Outra procura considerável é de quem está em reabilitação e precisa de cuidados nesses momentos. Alguns casos, como pós-cirúrgico, acidente ou tratamento de uma doença grave, necessitam de assistência temporária para recuperar sua independência.
LEIA A MATÉRIA DO PORTAL MEDICINA S/A SOBRE CUIDADORES
Apesar do crescimento da demanda e da diversificação do mercado, alguns desafios precisam ser superados no setor e um deles é a garantia de profissionais qualificados. Nesse sentido, a intermediação destes profissionais por meio de agências especializadas é uma opção eficiente e segura para os pacientes e familiares, já que possuem um banco de cadastro de agenciados que atende a necessidade de cada caso, com profissionais de diferentes perfis e aptidões, de acordo com as necessidades de procedimentos e cuidados de cada beneficiário.
Em suma, esse mercado é um reflexo das demandas e transformações que a sociedade vem passando. Independentemente do público atendido, os cuidadores representam para os pacientes uma figura com papel fundamental para seu bem-estar e qualidade de vida. E, à medida que o setor se fortalece e cresce, reforça também a importância da valorização profissional e da contratação especializada para a realização dos serviços.
| Rafael Schinoff, é administrador de empresas formado pela Faculdade São Judas Tadeu, em Porto Alegre - RS. Após anos de experiência na área de vendas no varejo, onde desenvolveu habilidades em negociação e gestão, decidiu empreender e, fundou a Padrão Enfermagem. Autor do livro "O Dever de Cuidar" o CEO lidera a empresa com foco na expansão do mercado de cuidados à saúde, especialmente no atendimento à terceira idade. |
Nenhum comentário:
Postar um comentário