A parceria foi firmada na terça-feira, 05 de março, em Vitória, e a primeira escola já vai receber o Caminhão da Cultura nesta sexta-feira (08)
O projeto Viagem pela Literatura, da Secretaria Municipal de Cultura (Semc) de Vitória, está completando 30 anos de existência. Para celebrar a data, a Prefeitura Municipal de Vitória (PMV) fechou uma parceria com a Federação das Indústrias do Espírito Santo (Findes), por meio do Sesi Cultura, para realizar um circuito cultural que percorrerá nove escolas e nove bairros a partir desta sexta-feira (08).
A ação contará com o Caminhão da Cultura do Sesi para levar o projeto, desenvolvido pela Biblioteca Municipal Adelpho Poli Monjardim, para dentro de escolas municipais de ensino e para as comunidades disseminando a cultura por meio das linguagens artísticas de música e contação de histórias.
A parceria foi firmada na terça-feira (05), durante evento na sede da Prefeitura de Vitória, com a participação do prefeito, Lorenzo Pazolini, do secretário Municipal de Cultura, Edu Henning, e da presidente da Findes, Cris Samorini. O momento contou com a apresentação do Quarteto da Orquestra Camerata Sesi.
"É um super projeto que reúne cultura, diversão, entretenimento e educação que vai chegar a diferentes comunidades de Vitória. Esse é o nosso propósito vivo! Democratização da arte e da literatura para uma sociedade cada vez mais igualitária", declarou o prefeito.
Durante o lançamento da parceria, a presidente da Findes, Cris Samorini, falou que a Federação tem aumentado cada vez mais o seu diálogo junto ao setor produtivo e aos órgãos públicos, por meio do Sesi e do Senai. "Temos construído nos últimos anos parcerias importantes, a exemplo da que temos com a Prefeitura de Vitória, com o QualificaVix e o Futuro Brilhante, ambos de qualificação profissional. E hoje voltamos para falar sobre cultura, que é outra ferramenta de transformação de vidas."
A gerente executiva de Educação do Senai ES, Tatiane Franco, destaca que a Findes vem posicionando o Sesi Cultura como protagonista no cenário cultural capixaba, e essa parceria é mais uma das ações que reforça essa iniciativa.
"A Federação acredita que estimular a criatividade e a expressão artística dos artistas capixabas é uma forma de manter a cultura do Estado ativa. Por isso, estamos muito entusiasmados em trazer para Vitória um projeto cultural itinerante em parceria com a Prefeitura. Vamos levar arte e cultura para toda a cidade. Acreditamos no valor da cultura para as escolas e para a comunidade, e estamos empenhados em enriquecer a experiência cultural de todos. Juntos, vamos vivenciar uma verdadeira experiência cultural sobre rodas."
O secretário municipal de Cultura, Edu Henning, deu detalhes de como vai funcionar o projeto Viagem pela Literatura. "Mais lúdico impossível! O Caminhão da Cultura do Sesi vai entrar nas escolas, em espaços como pátios ou estacionamentos, e os estudantes serão convidados a assistirem a apresentações culturais com música e contação de histórias com personalidades que acompanham o projeto ao longo destes 30 anos de existência", contou.
Já a bibliotecária e idealizadora do Viagem pela Literatura, Elizete Caser, compartilhou a alegria de celebrar um projeto que já atingiu milhares de pessoas no decorrer de três décadas de existência. "Temos muitos integrantes que participaram do projeto como ouvintes no passado e agora compartilham conhecimento. Seguiremos com o nosso propósito que é aliar cultura à educação incentivando as pessoas a lerem, a enxergarem os livros como instrumentos de formação e transformação social", declarou.
Como vai funcionar o projeto
A ação será realizada uma vez ao mês, em uma sexta-feira, no interior das escolas para os estudantes, e no dia seguinte, sábado, para a população. A mesma estrutura e o mesmo espetáculo comemorativo do projeto Viagem Pela Literatura – 30 anos, apresentado na sexta, serão montados no dia seguinte, pela manhã, para a comunidade.
"Com esta atividade estamos conferindo ao projeto maior mobilidade, chegando mais próximos das comunidades e cumprindo o seu papel de democratização da cultura", completou Henning.
Educação
Além da Secretaria de Cultura do município, a Secretaria Municipal de Educação (Seme) abraça o projeto por meio da indicação das escolas que receberão a ação e abertura dos seus espaços de ensino.
"Temos muito orgulho de participar do projeto Viagem Pela Literatura, o que reforça nosso compromisso em promover o acesso à cultura para nossas crianças e estudantes. Essa iniciativa amplia horizontes, estimulando o gosto pela leitura e enriquecendo a experiência educacional dos estudantes", declarou a secretária municipal de Educação, Juliana Rohsner.
Cronograma nas escolas
08/03 - 16 horas: EMEF Aristóbulo Barbosa Leão | Bento Ferreira
12/04 - 16 horas: EMEF Ceciliano Abel de Almeida | Itararé
10/05 - 16 horas: EMEF Eliane Rodrigues dos Santos | Ilha das Caieiras
14/06 - 16 horas: EMEF Maria José Costa Moraes | São José
09/08 - 16 horas: EMEF Maria Stella de Novaes | Grande Vitória
13/09 - 16 horas: EMEF Neuza Nunes Gonçalves | Nova Palestina I
11/10 - 16 horas: EMEFTI Paulo Reglus Neves Freire | Inhanguetá
08/11 - 16 horas: EMEF Rita de Cássia de Oliveira | Resistência
06/12 - 16 horas: EMEF Suzete Cuendet | Maruípe
Apresentações para a comunidade
09/03 – Bento Ferreira
13/04 – Itararé
11/05 – Ilha das Caieiras
15/06 – São José
10/08 – Grande Vitória
14/09 – Nova Palestina I
12/10 – Inhanguetá
09/11 – Resistência
07/12 – Maruípe
Por Lorena Zanon, com informações de Pedro Vargas/Prefeitura de Vitória
Nenhum comentário:
Postar um comentário