domingo, 13 de julho de 2014

Banco de Leite do Hospital da Polícia Militar completa 25 anos salvando vidas.






Banco de Leite do Hospital da Polícia Militar completa 25 anos salvando vidas.

 

Uma das principais atividades da unidade é a pasteurização do leite materno doado por mulheres que produzem leite em excesso e se disponibilizam a doar para ajudar os bebês internados nos hospitais.

  

Amamentar é um dos primeiros gestos de cuidado e atenção da mãe com o filho. O leite materno constitui o principal alimento necessário ao crescimento saudável e ao desenvolvimento psicossocial da criança até os seis meses de idade. Mas nem todas as mulheres conseguem amamentar, por isso, há 25 anos, o Banco de Leite Humano do Hospital da Polícia Militar (HPM-ES) mantém um serviço de apoio para orientar as mamães sobre aleitamento e para dar às crianças internadas nas unidades de tratamento intensivo a chance de receber o leite materno que chega através das doadoras.

 

A unidade realiza, aproximadamente, 13 mil atendimentos. De segunda a sexta-feira, das 8 às 18 horas, mamães e papais podem procurar o banco para obter informações sobre como a mulher deve se preparar para amamentar e como resolver os principais problemas enfrentados durante o aleitamento, como o ingurgitamento mamário e a mastite.

 

Uma das principais atividades da unidade é a pasteurização do leite materno doado por mulheres que produzem leite em excesso e se disponibilizam a doar para ajudar os bebês internados nos hospitais. Um representante do banco se desloca até a casa da doadora para fazer a coleta. De volta ao hospital, os profissionais do banco selecionam, classificam, processam, controlam a qualidade e distribuem o leite materno para os centros intensivos infantis.

 

Há 20 anos, a capitão Vera Lúcia Berto, auxilia as famílias nesta importante tarefa em conjunto com uma equipe integrada por especialistas das áreas da enfermagem e da medicina, entre outros profissionais. "Completar 25 anos representa um bem muito grande. É gratificante perceber o quanto o serviço já ajudou às mamães de cada pedacinho deste estado. O bom deste trabalho é poder ver o resultado do serviço de imediato na satisfação da mãe e da criança. O banco é uma sementinha que plantamos e cresceu", destaca Vera Lúcia, formada em enfermagem, responsável por coordenar a unidade. O Banco de Leite Humano do Hospital da Polícia Militar (HPM-ES) foi inaugurado em 10 de julho de 1989 e as comemorações dos 25 anos estão previstas para a Semana Mundial de Amamentação, no próximo mês de agosto.

 

Para a subtenente Celia Cei, assistente social que atua no projeto há 19 anos, "amamentar é um ato claro de amor. Estamos trabalhando com aleitamento materno desde a época em que tínhamos o desafio de  convencer a mulher sobre a importância do aleitamento materno tanto para a nutriz como para a criança. Ao longo deste 25 anos conseguimos reverter este cenário, e atualmente existe uma consciência cada vez maior que de que cada gota do leite materno, é uma gota de vida".

 

Celia Cei ainda descreve um momento marcante envolvendo sua neta Alice. "Pude presenciar e sentir uma emoção muito grande envolvendo minha neta que nasceu prematura e o bico do seio da minha filha por ser plano, Alice não sabia sugar. Ficamos dias e noites tentando oferecer a mama e em alguns momentos me senti derrotada. Finalmente após vinte e quatro dias de vida, ela conseguiu e foi amamentada ate o segundo ano de vida. Choramos muito de emoção", concluiu.

 

Alimento completo

 

O leite materno é um alimento completo, tem tudo o que o bebê precisa até os seis meses de vida. Também possui muitos anticorpos, funcionando como uma verdadeira vacina que protege a criança de várias doenças. Além disso, sugar o peito é um excelente exercício para o desenvolvimento da face do bebê, ajuda a ter dentes bonitos, a desenvolver a fala e a ter uma boa respiração.

O aleitamento também traz uma série de benefícios para a mãe: reduz o peso mais rapidamente após o parto, diminui o risco de diabetes, câncer de mama e câncer ovário e ajuda o útero a recuperar o tamanho normal, tornando menor o risco de anemia e hemorragia após o parto.

 

 Quem pode ser doadora de leite humano

 

A doadora deve apresentar excesso de leite, ser saudável, não usar medicamentos que impeçam a doação e se dispor a ordenhar e a doar o excedente.

 

Como preparar o frasco para coletar o leite humano?

 

Escolha um frasco de vidro com tampa plástica, pode ser de café solúvel ou maionese;

Retire o rótulo e o papelão que fica sob a tampa e lave com água e sabão, enxaguando bem;

Em seguida coloque em uma panela o vidro e a tampa e cubra com água, deixando ferver por 15 minutos (conte o tempo a partir do início da fervura);

Escorra a água da panela e coloque o frasco e a tampa para secar de boca para baixo em um pano limpo;

Deixe escorrer a água do frasco e da tampa. Não enxugue;

Você poderá usar quando estiver seco.

 

Como se preparar para retirar o leite humano (ordenhar)?

 

O leite deve ser retirado depois que o bebê mamar ou quando as mamas estiverem muito cheias. Ao retirar o leite é importante que a doadora siga algumas orientações que fazem parte da garantia de qualidade do leite humano distribuído aos bebês hospitalizados:

 

1- Escolha um lugar limpo, tranquilo e longe de animais;

2- Prenda e cubra os cabelos com uma touca ou lenço;

3- Evite conversar durante a retirada do leite ou utilize uma máscara ou fralda cobrindo o nariz e a boca;

4- Lave as mãos e antebraços com água e sabão e seque em uma toalha limpa.

 

Como retirar o leite humano (ordenhar)?

 

Comece fazendo massagem suave e circular nas mamas. Massageie as mamas com as polpas dos dedos, começando na aréola (parte escura da mama) e, de forma circular, abrangendo toda mama.

É ideal que o leite seja retirado de forma manual:

Primeiro coloque os dedos polegar e indicador no local onde começa a aréola (parte escura da mama);

Firme os dedos e empurre para trás em direção ao corpo;

Comprima suavemente um dedo contra o outro, repetindo esse movimento várias vezes até o leite começar a sair;

Despreze os primeiros jatos ou gotas e inicie a coleta no frasco.

Se estiver com dificuldade de retirar seu leite, procure apoio no Banco de Leite Humano mais próximo.

Como guardar o leite retirado para doação?

 

O frasco com o leite retirado deve ser armazenado no congelador ou freezer. Na próxima vez que for retirar o leite, utilize outro recipiente esterilizado e ao terminar acrescente este leite no frasco que está no freezer ou congelador. O leite pode ficar armazenado congelado por até 15 dias.

 

O leite humano doado, após passar por processo que envolve seleção, classificação e pasteurização, é distribuído com qualidade certificada aos bebês internados em unidades neonatais.

 

Fale com o Banco de Leite do HPM

Segunda a sexta-feira, das 8 às 18 horas

Endereço: Avenida Jouberte de Barros, 555

Bento Ferreira, Vitória, Telefone: (27) 3636-6568.


Nenhum comentário:

Postar um comentário