A MUDANÇA COMEÇA NO LÍDER
Constantemente sou abordado por nossos Clientes com as seguintes dúvidas: como criar mais comprometimento da equipe, como fazer que a motivação não acabe quando se chegam nas metas? Ou ainda: minha equipe é acomodada... o que eu faço para ela "acordar"? são vários questionamentos que na maioria das vezes têm uma resposta não muito agradável aos chefes: você deve dar o exemplo!
Os funcionários são o reflexo do que o dono da empresa ou os líderes são. Se você é mal atendido em uma loja ou não tem seus problemas resolvidos e já passou por constrangimentos com atendentes, entregadores e outros profissionais, pode ter a certeza que eles são exatamente como os líderes os incentivam a ser.
Ninguém tem o poder de mudar as pessoas, mas é possível influenciá-las e isso nos trará benefícios no setor profissional. Deve-se evitar o confronto direto e as polêmicas pessoais. Analisar cada indivíduo e definir qual a melhor estratégia é o mais seguro.
Em empresas como o Google os funcionários são constantemente instigados a criar, inovar, através de uma competitividade interna saudável. As metas são conseqüência. Mas os líderes e o dono da empresa está participando de todo o processo a cada dia. Com pontualidade, respeito, foco e ética, os líderes atraem seus profissionais e todos acabam seguindo estes exemplos, desempenhando melhor seus papéis em cada setor da empresa.
É claro que algumas coisas acontecem sem o dono da Empresa saber e acaba depondo contra a imagem pública da organização. Recentemente fui a uma empresa onde o porteiro, além de me receber mal, sem dar informações completas, disse que era para esperar o dono da Empresa ali mesmo, no portão. Bom, fiquei ali até a hora que o dono chegou, debaixo do sol e calor. Após um milhão de desculpas, fui até o gabinete do dono. São situações assim que podem arruinar uma marca ou produto.
É imprescindível que o líder dê os primeiros passos para o sucesso de sua equipe. Imagine um gestor de um time de vendas que sequer realiza prospecção, vendas, pós venda, mas cobra o tempo todo resultados. Não vai dar certo. A postura do líder também conta: etiqueta, educação, respeito e ética refletem nos resultados do desempenho profissional. Existem casos onde alguns funcionários se referem ao seus líderes como "-esse não tem moral para chamar atenção de ninguém aqui".
Já falamos em artigos anteriores sobre a diferença de ser Líder e Chefe. Mas vale acrescentar que o Líder incentiva sua equipe a vencer, estimulando cada potencial, agindo como um coach. E se a equipe vai bem, a empresa idem e o Líder se destaca. Pense bem e mude sua vida profissional.
domingo, 29 de maio de 2011
ARTIGO A Mudança começa no Líder
Siga no Twitter@ramonbarros
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário