Siga no Twitter@ramonbarros
Lançamento de documentário é sucesso no Teatro Municipal de Alegre
"Levanto-me e bato palmas antes de dizer qualquer coisa sobre o documentário Locus", comenta um espectador. A noite de sábado ficará eternizada na memória de quem estava no teatro Municipal "Virgínia Santos" pelo lançamento do brilhante documentário 'Lócus, a loucura mora em qualquer lugar'. A expectativa em torno do filme era enorme, e os 300 membros da sociedade alegrense (fora aqueles que ficaram de pé e ainda os que assistiram uma segunda seção) aguardavam ansiosamente o lançamento deste filme que retrata com muita qualidade o cotidiano da cidade de Alegre, interior do Espírito Santo. "Eles conseguiram captar com muita sensibilidade a relação que existe entre os personagens do filme, considerados 'loucos' com a sociedade alegrense." destaca o secretário de Comunicação, Felipe Paraizo.
Durante a exibição dos 26 minutos do documentário, o público teve um misto de sensações, entre a emoção e o sorriso, quando viu retratado na tela personagens muito conhecidos, como o 'Banana' e o Luciano. "Achei o documentário muito bom. Só achei uma pena ser um curta, quase meia hora apenas. Porque você nem percebe o tempo passando de tão interessado que o filme te deixa", declarou o estudante universitário, Warlen Campos. "Foi excelente, muito bom. Realmente mostra que eles (personagens) têm mais necessidade que um simples 'bom dia'. Parabenizo a equipe pelo documentário e pela sequência de imagens que nos dá outra visão da realidade, que nos faz pensar diferente, fazendo nos sentir até um pouco louco", destaca Gabriel Vicente Caetano Gonçalves.
Para o diretor e roteirista de 'Locus', Klaus'Berg, a presença do público superou as expectativas. "Gostei muito da participação de todos que foram prestigiar o lançamento, pois a participação da massa era um de nossos objetivos. Não posso esquecer de agradecer a todos que nos ajudaram no documentário", destaca. E para aqueles que não assistiram, ainda haverá oportunidades. O filme será lançado em Cachoeiro e Vitória (confira agenda abaixo). Além disso, há a expectativa de uma reapresentação em Alegre, talvez no final do mês de maio. "Estamos tentando junto aos produtores de reapresentá-lo no Teatro Municipal, já que por se tratar de feriado, muitas pessoas estavam viajando e não puderam assistir", informa Felipe Paraizo.
Documentário - O roteiro de "Locus" foi o ganhador de um prêmio do Governo Estadual, através do fundo de Cultura da SECULT, para a realização da produção. A divulgação e lançamento estão contando com apoio da Prefeitura Municipal de Alegre, através das Secretarias de Comunicação e Turismo, Cultura e Esporte. Com 26 minutos de duração, o filme narra pequenas histórias sobre a convivência com loucura na cidade de Alegre, município sul capixaba com cerca de 30 mil habitantes. Alegre é o palco que abriga os personagens sociais do documentário: pessoas que são muitas vezes vistas pela população como loucas, diferentes ou excêntricas, e que por isso mesmo fazem parte da cultura local. Entre seus personagens principais destacam-se Luiz Cláudio Dias (o popular "Banana") e Luciano André, ambos acompanhados pelas câmeras da produção em suas casas, nas festas e eventos sociais da cidade, e até mesmo durante as eleições de 2010. Uma das preocupações da narrativa foi demonstrar a importância do papel desempenhado por essas figuras populares no imaginário alegrense, exercendo uma influência fundamental na vida cotidiana dos habitantes. "O filme retratou a visão das pessoas ditas 'não normais' num contexto amplo. Mostrou ainda um pouco da bondade e acolhimento da sociedade com essas pessoas. Parabenizo toda a produção que fez um trabalho maravilhoso", comentou o secretário de Cultura, Turismo e Esporte, Marcinho Duarte. Warlen dos Santos Oliveira, presidente do Rotary Club de Alegre, foi ainda mais além. "Este documentário é de grande importância e validade para a sociedade alegrense, pois serve para nos alertar e olhar para nossos problemas. As palavras do diretor antes do filme traduziram muito bem o documentário, assim como as falas do Cristiano 'Kibe' no filme foram outro ponto importante. Acho que deveria ter exibição nas escolas, sejam elas públicas ou particulares", conclui Warlen.
Agenda:
01/05/2011 - Lançamento do documentário "Locus" no Cine Ritz Sul (Shopping Sul, Cachoeiro de Itapemirim). A partir das 16h. Entrada Franca.
06/05/2011 - Lançamento do documentário "Locus" no Cine Jardins (Shopping Jardins, Jardim da Penha, Vitória). A partir das 21h.
20/05/2011 - Lançamento do documentário "Locus" no Cine Metrópolis (Centro de Vivência da UFES, Goiabeiras, Vitória). A partir das 21h.
Ficha Técnica:
LOCUS
A loucura mora em qualquer lugar
"LOCUS". HDV, Colorido, 26 min. Gravado em Alegre-ES, 2010.
Sinopse: Locus, documentário gravado em Alegre-ES, aborda a problemática da convivência com a loucura no espaço público através de um passeio de estranhamento pela cidade. Com depoimentos de moradores, psicólogos, especialistas, autoridades policiais e municipais, a narrativa propõe um debate sobre o imaginário do que é loucura e de quem é o louco em Alegre. A cultura local e as relações sociais da vida cotidiana alegrense são retratadas por meio da perspectiva aberta pelos protagonistas do filme, figuras populares, que mesmo vistas como metáforas de alteridade e loucura, são necessárias para o convívio "normal" na cidade.
ESTÚDIO QUASE em parceria com MIRABÓLICA apresenta "LOCUS" direção KLAUS'BERG roteiro KLAUS'BERG, FRANCISCO FILHO e RAUL CHEQUER direção de fotografia RAUL CHEQUER produção FRANCISCO FILHO assistente de produção GABRIEL LABANCA assistente de câmera PAULO PARAIZO montagem RAUL CHEQUER e KLAUS'BERG animações PAULO PARAIZO pesquisa FRANCISCO FILHO assistente de pesquisa GABRIEL LABANCA som direto PAULO PARAIZO e FRANCISCO FILHO trilha sonora original CHICO CUÍCA.
Que interessante, deve ter sido bem inusitada a reação de cada pessoa ao ver o curta em exibição. Fico imaginando a reação dos alegrenses. Vou ver aqui em Cachoeiro, fiquei curiosa e interessada, afinal nosso Sul anda em destaque quanto a "criação", parabésn pelo feito e que venham muitos méritos e outras experiências.
ResponderExcluir