terça-feira, 29 de março de 2011

É possível ganhar dinheiro com as redes sociais?



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Ano 13 - nº 13 - 28 de março de 2011


É possível ganhar dinheiro com as redes sociais?

Olá, Ramon.

É provável que você já tenha vivido ou esteja vivendo o dilema de inserir ou não sua empresa nas redes sociais.

Não se sinta mal. Duvidar ou questionar as possibilidades de fazer negócios a partir do Twitter, Facebook ou qualquer uma dessas ferramentas, que a princípio parecem modismo, é quase regra no cenário corporativo brasileiro.

Aqui na Editora Quantum, foi assim também. Só concordei em começarmos a desenvolver nossos perfis nas redes sociais quando percebi que elas não se tratavam de modismo, mas sim da nova realidade da comunicação empresarial.

Mas não é só a Quantum que está usando o Twitter e o Facebook corporativamente. Muito pelo contrário, atualmente, na mesma proporção que há uma legião crescente de defensores das redes sociais como plataforma de negócios, existem diversas empresas em busca de um algo a mais nessas redes.

Talvez você esteja nesse barco também. Mas será que está trabalhando bem? Entre ficar na dúvida se sim ou não, por que não conhecer melhor o Twitter e o Facebook e tirar suas próprias conclusões?

Por mais que muitos insistam em fechar os olhos, os dois sites estão intimamente ligados ao universo das vendas.

As redes sociais têm se mostrado excelentes canais para os consumidores trocarem impressões e buscarem informações a respeito de produtos, serviços e empresas. Você já parou para pensar se não estaria perdendo vendas para concorrentes com presença mais ativa na web?

Para ajudá-lo, queremos ouvir o que você pensa a respeito das redes sociais. Peço a gentileza que responda o questionário que está disponível aqui.

Nossa equipe está finalizando um novo projeto que vai auxiliar as empresas a atuarem nas redes sociais. Nós o batizamos de Expert pelo simples fato de que é isso o que desejamos fazer de você e sua empresa quando o assunto é redes sociais e relacionamento com o consumidor on-line.

Muito em breve você saberá mais sobre Expert. Por ora, posso adiantar que o material é inédito no Brasil e vai revolucionar a forma como sua empresa atua nas redes sociais.

Quem responder a pesquisa vai receber gratuitamente a primeira edição. Participe!

Um abraço e boa$ venda$,

Raúl Candeloro

Site VendaMais http://www.vendamais.com.br
Twitter Raúl Candeloro http://twitter.com/raulcandeloro

DICA DO CONSULTOR DA SEMANA
Como vender nas redes sociais

Por equipe Expert

Vender nas redes sociais. Você acha que isso é possível? A gente tem certeza de que sim. Tanto que nos especializamos no assunto para preparar o mais novo produto da Quantum, a newsletter Expert.

Mas isso é outro assunto. O que importa agora é ajudá-lo a dar o pontapé inicial na atuação da sua empresa em duas das redes sociais que mais crescem no Brasil: Twitter e Facebook. Para isso, preparamos cinco dicas básicas, mas muito importantes nesse momento inicial. Acompanhe:
  1. Faça um planejamento – Defina metas, crie regras de postagem e estabeleça critérios para tudo o que for feito dentro do seu perfil corporativo nas redes sociais. É o primeiro passo para que o trabalho no Facebook e no Twitter traga retorno financeiro para sua empresa.

  2. Preocupe-se com os mínimos detalhes – Criou seu perfil no Facebook e no Twitter e já quer começar a falar tudo o que tem para dizer? Calma! Antes disso, preocupe-se com o visual da sua página. Coloque sua logo na foto do perfil, faça um fundo simples e direto – com sua marca, site e outros contatos (nas redes sociais ou não) – e só então "ponha a boca no trombone".

  3. Leve o trabalho a sério – Quando entrar nas redes sociais, engaje-se nelas. Se você quer fazer um trabalho eficiente, não adianta postar algo hoje e só lembrar das redes sociais de novo na semana que vem. Vale muito a máxima: "Quem não é visto não é lembrado". Você pode perder seguidores no Twitter e deixar de conquistar fãs no Facebook abandonando (mesmo que temporariamente) sua conta.

  4. Não exagere – Twittar ou postar no Facebook tudo o que vê pela frente também não é uma boa prática. Seus seguidores e leitores (seus clientes!) podem (e vão) considerá-lo spammer a partir do momento que só virem você em sua timeline (como chama a página com os tweets das pessoas que você segue) ou na sua página inicial do Facebook.

  5. Cresça devagar e com qualidade – É melhor demorar para ter uma base grande e constituí-la de forma mais "honesta" (postando informações interessantes para que as pessoas desejem acompanhá-lo naturalmente) que ter 1 milhão de fãs e seguidores da noite para o dia e que de fato não agregam muito à sua proposta de marketing nas redes sociais. Ou seja, não saia seguindo todo mundo nem enviando convites para as pessoas curtirem sua página. Trabalhe e espere o retorno vir.
Quer saber mais? Então não se esqueça de responder a enquete que está disponível aqui. Você vai receber de graça a primeira edição da Expert!

OPINIÃO DO LEITOR
"Olá, bom dia! Sou representante comercial do segmento de papelaria em Pernambuco. Conheci a revista VendaMais através de um instrutor de vendas, professor Antonio Braga, durante um curso que participei no Senac em Recife. Sou infinitamente grato, pois as matérias são excelentes."
Gabriel R. de Andrade
Gapa Representações Ltda.

PARA PENSAR
"O erro pode ser uma grande fonte de aprendizado para qualquer organização, como também pode ser uma grande fonte de estresse"
Osório Roberto dos Santos

Ramon, mande suas ideias por e-mail ou contribua com sugestões, enviando sua mensagem para: raul@vendamais.com.br
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