O Regimento de Polícia Montada (RPMont) da Polícia Militar vai realizar uma prova hípica para comemorar os 176 anos de criação da Polícia Militar do Espírito Santo (PMES). O XV Torneio Hípico das Polícias Militares Brasileiras vai acontecer entre os dias 01 e 03 de abril, na Praia de Camburi, em Vitória. São esperados, aproximadamente, 100 competidores de 12 estados brasileiros. A entrada para o torneio é franca.
O evento é uma tradição capixaba e atrai milhares de pessoas para ver de perto esse esporte olímpico que encanta crianças, jovens e adultos pela coragem dos equinos e competidores. A prova também faz parte do Campeonato Estadual de Hipismo e será dividida por séries, de acordo com a habilidade de cavalos e cavaleiros.
A competição está sendo organizada pelo RPMont, em parceria com a Federação Hípica do Espírito Santo, e será dividida em cinco séries, que diferem uma das outras pela dificuldade e altura dos obstáculos. Cavaleiros, amazonas e equinos iniciantes participam na "Série Escola", com obstáculos de 0,70m de altura. A partir daí a coragem de cavalos e cavaleiros é mais exigida em obstáculos de 0,90m na "Série Extra", 1,0m na "Série Preliminar", 1,10m na "Série Intermediária" e 1,20m na "Série Principal".
Um dos pontos marcantes da competição é a participação de dois campeões brasileiros no Torneio Hípico. No meio civil, o capixaba Anderson Deps foi coroado Campeão Brasileiro Master em 2008, montando Landvictor. Já no
meio militar, o major Márcio Eugênio Sartório, da PMES, conquistou os títulos de Campeão Brasileiro Militar em 2009 e 2010, montando o equino Comanche.
Para o comandante do Regimento de Polícia Montada, tenente coronel Carlos Henrique Pereira França, a realização do Torneio Hípico é mais uma vitória da Polícia Militar para aproximar a polícia da comunidade. "O esporte é uma importante ferramenta utilizada pela PM com o objetivo de aproximar polícia e comunidade, pois ajuda no fortalecimento da imagem da instituição preocupada com a paz social", comenta o comandante.
A prática esportiva também faz parte da capacitação do policial para o emprego de equinos nas atividades de segurança pública e que é altamente exigida durante os cursos e treinamentos realizados no Regimento. Por meio
da equitação o policial consegue desenvolver atributos como coragem, equilíbrio e fixidez, tão exigidos no policiamento montado.
Para o subcomandante do RPMont e instrutor de equitação da PM, major Márcio Eugênio Sartório, a equitação é a base de todo o policiamento montado nas cavalarias do Brasil.
"Para prestar um serviço de qualidade à comunidade, e suportar a carga horária de trabalho diário a cavalo, o policial militar precisa de coragem, fixidez e equilíbrio. Essas virtudes são o objetivo final da prática do hipismo e, por isso, são buscadas incansavelmente nos treinamentos e cursos de capacitação e especialização", explicou.
Evento:
XV Torneio Hípico das Polícias Militares Brasileiras
Local: Parque Zé da Bola, final da Praia de Camburi, em Vitória
Data:
Sexta (01 de abril) - a partir das 15 horas
Sábado e domingo (02 e 03 de abril) - a partir das 09 horas
Nenhum comentário:
Postar um comentário