quarta-feira, 16 de março de 2011

Acidentes de Moto preocupam autoridades do Espírito Santo


Somente nos dois primeiros meses do ano, o Batalhão de Polícia de Trânsito (BPTran) da Polícia Militar registrou 912 acidentes envolvendo motos na Grande Vitória. O número é alto e poderia ser menor se o motociclista seguisse orientações básicas de direção defensiva. Cuidados como evitar o excesso de velocidade, não ultrapassar pela direita e sempre utilizar as setas de sinalização ajudam, e muito, a evitar acidentes.


De acordo com o subcomandante do BPTran, major Reinaldo Brezinski, o motociclista deve ter sempre em mente que o seu veículo é mais versátil e ágil que os outros, no entanto, está menos protegido no caso de acidentes. Os cuidados devem começar pelo vestuário. O uso de calça comprida, camisa com manga, jaquetas, sapato bem fixado nos pés, coletes reflexivo, vestimentas de cores claras e calçados de corpo alto (botas ou botinas), além, é claro, do capacete, contribuem para a preservação física do motociclista em casos de queda.

Uma vez que o vestuário está adequado, para pilotar a motocicleta é importante que o condutor adote as regras previstas no Código de Trânsito Brasileiro (CTB) e tenha atenção. É preciso evitar o excesso de velocidade, dirigir sob fadiga ou cansado, realizar mudança brusca de faixa de rolamento sem fazer o uso de seta, além de realizar deslocamentos sempre com os faróis acesos.

“O uso de celulares ou fones de ouvido também atrapalham a direção. É importante também destacar a importância do auxílio dos retrovisores e manter a motocicleta em bom estado de conservação. Mesmo não havendo restrição legal, deve-se evitar também a utilização dos corredores”, alerta Brezinzki.

Para dirigir defensivamente, é preciso que o motociclista evite circular muito próximo aos demais veículos, principalmente, nas áreas de “pontos cegos”. Outra dica importante é respeitar os limites de velocidade, bem como toda a sinalização existente na via e nunca ultrapassar pela direita. Manter distância de segurança do veículo à frente também evita colisões.

“A imprudência do condutor é a principal causa de acidentes, já que é o condutor imprudente que abusa da velocidade e muda de faixa constantemente, sem fazer o uso da seta”, afirma Brezinski.

Cuidados com a moto

Pneus em bom estado de conservação, sistema de iluminação e segurança funcionando perfeitamente, uso de retrovisores originais e evitar ao máximo adaptações no veículo que possam comprometer a segurança do motociclista, são cuidados essenciais que devem ser assegurados pelo condutor. É preciso ficar atento também para o conjunto de transmissão da moto (corrente, coroa e pião), que devem ser de boa qualidade, além de serem mantidos sempre lubrificados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário