quinta-feira, 14 de março de 2024

CHOCOLATE FAZ BEM PARA A SAÚDE, AFIRMA NUTRICIONISTA

Páscoa: nutricionista destaca os benefícios do chocolate para saúde

Com a chegada da Páscoa, momento marcado por celebrações religiosas e encontros familiares, o chocolate se destaca como uma das iguarias mais apreciadas desta festividade. Enquanto muitos desfrutam dos ovos de chocolate e outras delícias típicas, é importante lembrar dos benefícios que esse doce pode oferecer à saúde.

Ao contrário do que muitos pensam, o chocolate, quando consumido de forma adequada e em quantidades controladas, pode trazer vantagens significativas para a saúde. O segredo está no tipo de doce escolhido e na moderação ao desfrutá-lo



A Coordenadora do curso de Nutrição da Faculdade Estácio de Vitória, Ariane Dias de Amorim, explica que o chocolate amargo, com alto teor de cacau, é especialmente benéfico devido aos seus compostos antioxidantes, como os flavonoides. "Esses antioxidantes ajudam a combater os danos causados pelos radicais livres, contribuindo para a saúde cardiovascular e também para a prevenção de doenças crônicas, explica a nutricionista.

Estudos têm sugerido que o consumo moderado de chocolate amargo pode estar associado a uma melhoria na saúde do coração, redução da pressão arterial e até mesmo benefícios cognitivos, como a melhora da função cerebral.

No entanto, é importante ressaltar que nem todo chocolate é igual. O chocolate ao leite e o chocolate branco, por exemplo, possuem menos cacau e mais açúcar e gordura, o que diminui os potenciais benéficos à saúde. "Recomendo que as pessoas optem por chocolate amargo com pelo menos 70% de cacau e que o consumam com moderação, como parte de uma dieta equilibrada", finaliza Ariane Dias.

 


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário