O governador Paulo Hartung participou, no início da tarde desta terça-feira (14), da reunião de trabalho do Conselho Estratégico da Federação das Indústrias do Espírito Santo (Findes). Na oportunidade, o governador falou sobre as perspectivas do cenário capixaba para os próximos anos e ressaltou a importância do equilíbrio das contas públicas e uso intensivo de ferramentas de gestão. Realizado na sede da Findes, em Vitória, o encontro reuniu representantes das 15 maiores indústrias do Estado.
VEJA MAIS AQUI
"Acredito que o Espírito Santo saiu de uma rota ruim em um momento que o país já estava indo para o buraco. Recentemente, em 2014, o Estado estava assumindo gastos que estavam além da sua receita. A crise econômica nacional e a crise de gastos do Estado estavam em nosso radar, mas as crises hídrica e do Petróleo e a paralisação da Samarco não estavam. Parece óbvio para o setor privado, porém, mesmo com todos os desafios, conseguimos colocar as despesas do tamanho do orçamento", pontuou o governador.
*➖Hartung defende gestão pública em reunião com 15 maiores industriais do Estado*
Paulo Hartung afirmou que, mesmo com a aplicação de uma política de austeridade fiscal, que classificou como "dura", o Governo do Estado avançou em políticas públicas estruturantes em áreas estratégicas como segurança pública, atenção aos jovens, saúde e meio ambiente.
"Fizemos um ajuste duro, mas com foco e planejamento conseguimos alterar as políticas públicas essenciais em nosso Estado a começar pela educação. Estamos fazendo uma revolução na educação pública. O que garante a continuidade é a sociedade. Estamos reorganizando a saúde como nunca fizemos. Implantamos cinco unidades especializadas em diferentes regiões do Estado. Alinhados com os municípios e a União, estamos realizando atendimento especializado de forma humanizada e evitando que as pessoas tenham que vir em Vitória para serem atendidas", ponderou.
"Fizemos isso tudo em plena crise e com ajuste fiscal. É um case para o Brasil. É a demonstração de que é possível fazer o ajuste fiscal com foco no social", concluiu Hartung.
O presidente da Findes, Leonardo de Castro, explicou que o Conselho Estratégico das Indústrias debate, periodicamente, temas prioritários do fórum que guiam as ações da Findes. "Quero agradecer, mais uma vez, a presença do governador conosco após o acidente que sofreu. É uma oportunidade de debatermos o cenário atual e apresentar o observatório da Indústria. É fundamental para a sociedade aprender e opinar sobre a produção industrial", comentou o presidente.
Nenhum comentário:
Postar um comentário