segunda-feira, 9 de setembro de 2013

Lua encobre Vênus e planeta 'desaparece' por uma hora


CLIQUE NAS FOTOS PARA AMPLIAR 

Um fenômeno astronômico pôde ser acompanhado na noite deste domingo (8) em algumas cidades do Brasil e já foi presenciado em outras partes do mundo: a conjunção do planeta Vênus com a Lua Crescente.

Em Porto Alegre e São Paulo, por exemplo, houve registros do fenômeno. Na Jordânia, moradores de Amã também puderam ver o brilho da lua e do planeta, que popularmente é conhecido como estrela d'Alva, a olho nu.














A Lua e o planeta Vênus tiveram neste domingo um encontro raro, visto em diversas localidades do mundo, de Amã (Jordânia) ao Sul do Brasil.
Vênus, o planeta mais brilhante entre os vistos da Terra, foi completamente encoberto pelo satélite terrestre no início da noite de domingo.
No fenômeno, a Lua aproxima-se de Vênus até o planeta desaparecer por pouco mais de uma hora, para depois surgir novamente por trás do satélite. Pouco abaixo da Lua está a estrela Espica.
- Esta estrela tem importância histórica, pois é mostrada na bandeira brasileira acima da faixa "Ordem e progresso", representando o estado do Pará - disse o astrônomo Jair Barroso, do Observatório Nacional, em entrevista à Agência Fapesp.
Nesta segunda-feira, na mesma região do céu, há mais um atrativo. Será possível observar, de baixo para cima, Espica, Vênus, a Lua e Saturno, que terá um tom amarelado.









Nenhum comentário:

Postar um comentário