POLÍCIA AMBIENTAL MINISTRA PALESTRA PARA ATIRADORES DO TG DE GUAÇUÍ
Atendendo a um convite formal do chefe de instrução do Tiro de Guerra de Guaçuí, subtenente Paulo César, a Polícia Militar Ambiental realizou nesta segunda-feira (09), na sede do TG 01-0005, uma palestra de educação ambiental para trinta e cinco atiradores.
O Tiro de Guerra, conhecido como TG, é uma instituição militar do Exército Brasileiro encarregada de formar reservistas para o exército. Os TGs são estruturados de modo que o convocado possa conciliar a instrução militar com o trabalho ou estudo.
Em um primeiro momento, o sargento Ailton Nunes fez uma apresentação das atribuições e importância do Batalhão de Polícia Militar Ambiental (BPMA), através de um vídeo institucional atualizado, explicando que a Unidade Especializada da PMES tem como principal objetivo a preservação da ordem pública em seu aspecto ambiental.
No segundo momento, foram exibidos alguns dados estatísticos das ações principalmente na região, e ainda em todo o Estado mostrando as muitas ações como proteção de manguezais, rios, lagos, lagoas e mar territorial. Policiamento em remanescente de Mata Atlântica e Unidades de Conservação, Parques Nacionais, Estaduais e Municipais, Reservas Biológicas, Estações Ecológicas, Áreas de Preservação Ambiental dentre outras. Fiscalização de desmatamentos, aberturas de estradas em matas, corte seletivo e anelamento de árvores, fiscalização do transporte, armazenamento e industrialização de produtos e subprodutos provenientes da flora nativa como madeira, palmito, plantas nativas. Fiscalização em serrarias, fábricas de carvão e similares. Fiscalização a queimadas irregulares, da caça ilegal e da manutenção em cativeiro de animais silvestres. Desmonte de armadilhas para apanha de animais silvestres, combate a biopirataria e ao tráfico de animais silvestres, vistoria em obras e atividades poluidoras como atividades de mineração além de barragens, desvios de curso d'água, aterros em áreas de preservação, combate à pesca predatória, verificação de irregularidades em peixarias, empresas de pesca e similares, recolhimento de animais silvestres oriundos de entregas voluntárias, além de um intenso trabalho de educação ambiental que está em plena atividade.
Muitos questionamentos foram respondidos, inclusive dos procedimentos para ingressar na PMES e servir no BPMA. Ao final da palestra, o subtenente Paulo César enalteceu as importantes ações da Polícia Ambiental que sempre acompanha através da mídia, dizendo que a Unidade Especializada é verdadeiro modelo a ser seguido pelos jovens atiradores.
Na oportunidade, outra palestra ficou agendada sobre degradação ao meio ambiente e agressões à fauna.
AGENDAMENTOS DE PALESTRAS COM A POLÍCIA MILITAR AMBIENTAL: Região Centro/Serrana: (27) 3636-0173, Região Norte/Noroeste: (27) 3711-8151, Região Norte/Nordeste: (27) 3763-3663, Região Sul: (28) 3521-3358, (28) 3553-2042 ou pelo e-mail: p3bpma.pm@gmail.com .
Nenhum comentário:
Postar um comentário