Bom dia para o artista plástico Leonardo Sodre, com a criatividade mais aflorada em 2013. FOTO - RAMON BARROS
ARTISTA PLÁSTICO ESBANJA CRIATIVIDADE
Por Ramon Barros
Ser recebido na residência de Leonardo Sodré, na rua Samuel Levi é entrar em um mundo criativo. Ao saborear um bom café, preparado por ele mesmo, em companhia de sua mãe e seu padrasto – um capítulo à parte em simpatia conheci as produções deste que é um autêntico artista. Utilizando diversos materiais como “tela”, Leonardo faz das tintas uma extensão de sua mente e expressa diversos sentimentos além de retratar belas paisagens.
Natural de Rio Bonito – RJ chegou até cursar edificações, mas em 2005 teve o primeiro contato com as técnicas de pintura e já chegou à marca de 1.200 trabalhos, envolvendo reproduções, releituras, criações e expressões abstratas.
Em seus quadros é possível ver casarios, animais, pessoas e bichos estilizados, e paisagens como a série que produziu de Cachoeiro de Itapemirim e outras cidades do país.
Mas o que chama a atenção no trabalho desse rapaz é a busca por madeiras de demolição, que certamente iriam para o lixo. Ele as prepara e transforma em quadros, porta-chaves, bandejas e outras obras de arte que embelezam as nossas residências.
Leonardo tem produzido quadros sob encomenda, atendendo um público seleto e amante de arte. Os tamanhos variam de acordo com o local onde serão expostos os quadros e também com o desejo do cliente.
Ele leva jeito. Com apenas um mês de curso de pintura conseguiu dominar várias técnicas como o realismo, uma das mais difíceis da arte. E está se saindo bem. Seu sonho é realizar uma exposição em uma das salas mais movimentadas do momento, Levino Fânzeres, e para isso espera o retorno da Secretaria de Cultura de Cachoeiro de Itapemirim. Mas está aberto a convites para mostrar seu talento onde for convidado.
Inspirado por grandes nomes como Picasso, Dali, Monet, Matisse, Rembrandt entre outros, Leonardo vai entrando por caminhos novos e percorre novamente trilhas que já passou, de forma mais madura, buscando sempre levar arte a todos.
Como Leonardo diz: “-A pintura é uma linguagem mundial e quero levar a mensagem de que devemos valorizar a arte capixaba e seus artistas”.
Nenhum comentário:
Postar um comentário