As pessoas que têm equipamentos eletrônicos velhos, sem condições de uso, terão uma ótima oportunidade de fazer o descarte adequado do material, sem agredir o meio ambiente. A prefeitura de Cachoeiro de Itapemirim está promovendo uma ação especial, que prevê a instalação de um ponto de coleta para esses objetos e um Dia D, nesta quinta-feira (09).
De segunda (06) à sexta (10), as pessoas que tiverem computadores, mouses, televisores, pilhas, baterias, celulares ou outro tipo de equipamentos eletrônicos velhos deverão levá-los até o Pavilhão de Eventos da Ilha da Luz, onde será instalado um posto de coleta que vai funcionar das 8h às 17h. Uma equipe da prefeitura de Cachoeiro vai monitorar o material entregue para saber se há possibilidade de reciclagem e reaproveitamento para uso nos telecentros comunitários. O restante terá a destinação adequada.
A semana de coleta de lixo eletrônico é mais uma ação promovida pela prefeitura, em comemoração pelo do Dia Mundial do Meio Ambiente, lembrado todos os anos no dia 5 de junho. Para marcar a data, Cachoeiro preparou uma série de atividades, que começaram na última sexta(04) e vão se estender até a sexta (10), incluindo passeio ciclístico, caminhadas, cursos e palestras, que serão abertos ao público e gratuitos.
Segundo o secretário municipal de Meio Ambiente, Delandi Macedo, é importante que todos os cachoeirenses participem. "Queremos conclamar toda a população a levar seus equipamentos velhos, sem uso, para a Ilha da Luz. Vamos aceitar, inclusive, materiais de lojas, oficinas especializadas, que costumam ter maior quantidade", disse, ressaltando a importância desse gesto para a preservação ambiental.
Perigo
Além de aumentar a quantidade de materiais depositados nos lixões, os eletrônicos são fabricados com metais pesados e tóxicos, capazes de se infiltrar no solo, contaminando os lençóis freáticos. Seres humanos que tiverem contato com eles podem desenvolver problemas de saúde que comprometam sua qualidade de vida. Por isso mesmo, a prefeitura quer educar a população para preservar a qualidade de vida de todos.
As ações no sentido de dar destinação correta ao lixo eletrônico começaram neste último fim de semana, quando uma equipe de servidores da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Semma) esteve de plantão na Feira da Bondade, oferecendo informações sobre o Dia D de coleta de lixo eletrônico e tentando conscientizar o público a respeito da importância de adotar uma postura ambientalmente mais sustentável.
Nenhum comentário:
Postar um comentário