Kelly Sears, uma adolescente de 19 anos que sofre de narcolepsia, - conhecida também como a “doença do sono” - teve sua vida transformada com a ajuda de um cão especialmente treinado.
Com a doença, Sears adormece regularmente sem qualquer aviso e frequentemente cai no chão e fica com cortes, contusões e machucados. Mas Theo, um cão da raça Cocker Spaniel, foi ensinado a lamber o rosto e o pescoço da jovem até que ela acorde.
Theo foi dado a Kelly, que vive em Chadwell Heath, no Reino Unido, por uma associação médica de cães e é o único canino treinado para esse tipo de doença em toda a Europa. Ele tem dois anos e tornou-se o melhor amigo da garota.
Kelly começou a mostrar sinais de narcolepsia ao cair no sono na escola, aos 15 anos. Antes de Theo, ela ficava desmaiada por vários minutos. Agora é acordada em segundos por lambidas carinhosas do cãozinho, que também sabe como pedir ajuda, caso ela se machuque: ele chama a atenção de passantes e os leva até a jovem.
"Posso sair sozinha com ele e me sentir confiante e segura. Não fico mais preocupada”, diz Sears. "Tenho muita sorte de nunca ter me ferido gravemente. Quando eu durmo, as pessoas pensam que eu desmaiei e muitas vezes chamam a ambulância, mas Theo usa uma roupinha onde lê-se que ele é um cão médico alerta, e não se preocupam tanto”, relata ao "Daily Mail".
Nenhum comentário:
Postar um comentário