segunda-feira, 16 de maio de 2011

Cozinhas das escolas serão classificadas com estrelas


Siga no Twitter@ramonbarros

O objetivo é estimular as boas práticas no preparo da alimentação escolar

As cozinhas das escolas municipais de Cachoeiro de Itapemirim serão classificadas com estrelas. A equipe de nutricionistas da Secretaria Municipal de Educação (Seme) está fazendo visitas técnicas às unidades de ensino para avaliar a higiene no preparo dos alimentos, o sabor e a aparência da merenda, entre outros quesitos. O resultado da avaliação sai no fim do ano.

As escolas podem receber de uma a cinco estrelas, de acordo com a escala adotada pela vigilância sanitária do município. "Com esse trabalho, queremos estimular as boas práticas no preparo da alimentação escolar, para garantir a produção de alimentos de qualidade para os alunos da rede municipal", explica a gerente de alimentação escolar da Seme, Nathália Torres.

Nas visitas, que são feitas todo mês, desde março deste ano, as nutricionistas dão orientações às cozinheiras e merendeiras sobre a correta estocagem dos alimentos e a conduta adequada no preparo da refeição. "Depois, são feitas novas visitas, para avaliar se as práticas adotadas nas cozinhas estão corretas. A partir disso, cada escola vai receber uma pontuação, que corresponde a um número de estrelas", conta a gerente.

A Seme tem investido na qualidade do preparo da merenda. Desde 2009, a secretaria oferece capacitações para todas as merendeiras e cozinheiras da rede municipal. São cursos de gastronomia, de boas práticas na cozinha e sobre o acondicionamento dos alimentos, além de concursos de receitas, para estimulá-las a fazer pratos mais saborosos e criativos para os alunos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário