Siga no Twitter@ramonbarros
Preocupado com o avanço de drogas, a Prefeitura de Anchieta, em parceria com o Governo do Estado, vem construindo o Centro de Tratamento Toxicômano (CTT) na Sede do município. A obra, que ficará pronta ainda este semestre, custará R$ 1.393.300,14 e vem sendo executada pela Destak Construtora e Incorporadora Ltda. A unidade está sendo edificada na Praia da Guanabara. A Prefeitura fez a doação do terreno e a construção de 603 m2. O espaço vai atender Anchieta e municípios vizinhos.
Segundo informações da Secretaria de Saúde, o CCT será um serviço de referência para dependentes de drogas. O espaço funcionará em um sistema de "portas abertas", ou seja, para ter acesso, os pacientes ou seus responsáveis poderão ligar direto para a unidade para agendar avaliação por uma equipe interdisciplinar. A equipe, junto com o usuário, define o perfil clínico e o projeto terapêutico necessário para cada um. O CTT poderá atender até 1.800 usuários de crack e outras drogas.
Conforme o secretário da pasta, Fayer Fonseca, com o avanço do crack, a droga mais perniciosa atualmente, o CTT representa um alivio para as famílias dos usuários. "As consultas e os medicamentos são inteiramente gratuitos e o tratamento sigiloso", garante.
O secretário municipal de Infraestrutura, Renato Lorencini, disse que a obra é um projeto de grande porte e importância para o município e cidades vizinhas. "Estamos investindo um projeto de alto nível para também atender a região", conta.
O prefeito Edival Petri disse que será uma importante obra para a região e lembrou o recente avanço das drogas perniciosas, como o crack. "No Plano Municipal de Saúde tínhamos previsto a reforma e ampliação do CAPS. Agora, com essa parceria com o governo do Estado, podemos reforçar e muito a atenção à saúde mental e o tratamento de dependentes químicos e de álcool em nosso município e nos municípios vizinhos", diz Edival.
Nenhum comentário:
Postar um comentário