terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

Rede Pública inicia aulas em Bom Jesus do Norte

FOTOS: MARCELO 

Volta às aulas
Secretaria de Educação de Bom Jesus do Norte promove 1ª Semana Pedagógica

A Prefeitura de Bom Jesus do Norte, através da Secretaria Municipal de Educação realizou esta semana a tradicional Jornada Pedagógica, que abre oficialmente o ano letivo nas escolas municipais.

O evento contou com a presença de professores, diretores, pessoal de apoio, secretários, vereadores, autoridade eclesiástica, do então prefeito em exercício Pedro Chaves e sua esposa (professora Lucia de Fátima Salim Áreas), e de secretários municipais. Na abertura teve as bênçãos do Padre Luciano e considerações da secretária municipal de Educação Maria Izabel Ferreira de Aguiar, que desejou aos colegas professores um ano de sucesso.

 

Avanços da educação

No discurso de abertura, Pedro Chaves falou dos avanços da Educação no município: "Estamos conseguindo avançar nos índices propostos pelo Governo Federal graças ao investimento significativo que temos feito na área pedagógica, tanto na contratação de novos profissionais para atender aos alunos, quanto na infraestrutura", destacou Chaves, aproveitando para parabenizar os profissionais da Educação e desejar-lhes um ano produtivo. "Somente com Educação construiremos uma nação forte e seguir adiante. Agradeço a todos os envolvidos neste maravilhoso trabalho, que é preparar nossas crianças para a vida, como pessoas, como profissionais e como cidadãos", acrescentou o prefeito em exercício naquela oportunidade.


A arte de educar com motivação

Profissionais da Educação se disseram motivados com o encontro, como a professora de Educação Infantil, Maria Rosa Delatorre Dias, e a de Língua Portuguesa, Cíntia Rangel, da Escola Minervina da Silva Araújo. Com efeito, professores motivados, capacitados, reciclados profissionalmente são considerados pela Secretaria de Educação como o catalisador de um ensino qualitativo e proveitoso.

Além de dinâmica de Grupo com a professora Ruth Furtado de Souza, os profissionais do ensino assistiram palestra com o professor Marcelo Soncino (*), que fez um apelo aos profissionais para que conduzam seus trabalhos com arte e sensibilidade. Citando autores com Saint-Exupéry e Mário Quintana, Soncino falou sobre a importância da poesia, da sensibilidade, da motivação e do amor dentro da sala de aula. Falou também sobre os novos desafios da sociedade e da estrutura moderna da família. "A educação hoje é, ao mesmo tempo, um desafio, uma arte e uma missão. O profissional moderno da Educação tem novos desafios porque a configuração da família mudou. Os alunos têm novos interesses, as crianças de hoje têm a percepção mais aguda da que nós tínhamos quando éramos crianças. Por vezes, isso deixa a nós, educadores, um pouco perdidos, mas se trabalharmos com paixão não desanimaremos com as pedras no caminho; encontraremos caminhos entre as pedras", enfatizou o palestrante.

(*) Marcelo Soncino de Oliveira, professor especialista em Educação, escritor, autor de diversas publicações, membro de organizações como a MNDH (Movimento Nacional dos Direitos Humanos) e detentor de prêmios honoríficos recebidos ao longo da carreira.


Nenhum comentário:

Postar um comentário